Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Rua da Cidadania Pinheirinho

Espaço do Trabalhador e Laboratório de Beleza terão oportunidades para o crescimento profissional

Espaço Trabalhador Curitibano e Espaço de Beleza na Rua da Cidadania Pinheirinho. Foto: Sandra Lima

Curitiba ganhou nesta quarta-feira (7/6) dois novos espaços para atendimento ao trabalhador e às pessoas que desejam fazer cursos gratuitos ofertados pela Fundação de Ação Social (FAS). É o Espaço do Trabalhador Curitibano - que oferece em uma estrutura unificada todos os programas e serviços da área do Trabalho - e o Laboratório de Beleza, onde serão desenvolvidos cursos para toda a comunidade.

As duas unidades ficam na Rua da Cidadania Pinheirinho (Avenida Winston Churchill, 2.033, Capão Raso),e têm objetivo de fortalecer o acesso aos serviços de emprego e qualificação, proporcionando oportunidades para o crescimento profissional dos cidadãos.

O Espaço do Trabalhador Curitibano substitui a antiga unidade do Sistema Nacional do Emprego (Sine). Além dos tradicionais serviços de intermediação de mão de obra e solicitação do seguro-desemprego, conta com laboratório de informática, sala para realização de cursos, computador com acesso à internet. Isso permitirá aos trabalhadores criar currículos, acessar a Carteira de Trabalho e realizar inscrições para os cursos oferecidos pela Prefeitura no Portal Aprendere.

Dentre os programas ofertados estão o Mobiliza, Aprendiz, Formação para o Primeiro Emprego, 1º Empregotech, Liceu de Ofícios e o Fab Lab.

Além disso, o espaço oferecerá serviços direcionados aos empresários, como a Central de Vagas de Emprego e uma sala para a realização de entrevistas de candidatos.

Acesso inclusivo

Uma característica importante do Espaço do Trabalhador Curitibano é o seu acesso inclusivo. Os trabalhadores com deficiência auditiva ou de fala terão atendimento na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Além disso, a unidade conta com duas máquinas validadoras do cartão-transporte da Urbs, permitindo que os trabalhadores que chegam de ônibus pelo Terminal do Pinheirinho permaneçam no local por até quatro horas sem a necessidade de pagar uma nova passagem.

"A FAS tem o objetivo de qualificar o atendimento à população quanto às informações e acesso a todos os programas e serviços da área do Trabalho, além de promover o letramento digital do cidadão no uso dos serviços por plataformas digitais", explicou Melissa Cristina Alves Ferreira, diretora de Qualificação e Relações do Trabalho da FAS.

Maria Alice Erthal, presidente da FAS, ressaltou a importância do novo espaço para o cidadão curitibano. “A FAS é uma instituição imensa que oferta muitos serviços, nas áreas da assistência social e do trabalho e emprego, e sabemos que é por meio do trabalho que garantimos mais dignidade às famílias que estão em situação de vulnerabilidade social”, disse.

O administrador da Regional Pinheirinho, Reinaldo Boaron (Bracatinga), também enfatizou como o Espaço do Trabalhador será importante para os cidadãos que buscam qualificação e oportunidades de emprego.

A expansão dos Espaços do Trabalhador continuará com a abertura de mais duas unidades nas regionais Santa Felicidade e Bairro Novo ainda este mês. A previsão é que até o final do ano todas as dez regionais da cidade sejam contempladas com esses espaços.

Laboratório de Beleza

Instalado no piso superior da Rua da Cidadania Pinheirinho, o Laboratório da Beleza promoverá diversos cursos gratuitos, como maquiagem, modelagem, henna para sobrancelhas, manicure, unhas decoradas, unhas em gel, alongamento de cílios, barbeiro, corte de cabelo, cabeleireiro assistente, corte feminino e escova.

O primeiro dia de funcionamento do espaço contou com a participação das alunas do curso de Manicure, que termina nesta quarta-feira, no Liceu de Ofícios Carmo, na Regional Boqueirão. Elas atenderam mulheres acolhidas na Unidade de Acolhimento São Bento e na Casa de Passagem Servo Sofredor - Maria Augusta.

Presenças

A inauguração do Espaço do Trabalhador contou com a presença da violinista Sara Moreira, de 22 anos, que foi aluna da Fundação Cultural de Curitiba.

Também estiveram lá Karlin Giane Lessmann, supervisora do Núcleo da FAS na Regional Pinheirinho, Everson Souza, técnico de Relações com o Mercado, representando o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o vereador Mauro Bobato e Inês Aparecida da Silva Batista Furman, coordenadora do Espaço do Trabalhador Curitibano da Regional Pinheirinho.

Em alta