A Prefeitura de Curitiba inaugurou nesta sexta-feira (18/8) mais um Espaço do Trabalhador Curitibano, desta vez na Rua da Cidadania Santa Felicidade. O local substitui a antiga unidade do Sistema Nacional do Emprego (Sine) e oferece em uma estrutura unificada todos os programas e serviços da área do Trabalho e Emprego do município.
Este é o segundo Espaço do Trabalhador Curitibano inaugurado pelo município. O primeiro deles está instalado na Rua da Cidadania Pinheirinho e foi aberto no último dia 7 de junho.
A coordenação do equipamento é da Fundação de Ação Social (FAS), responsável pelas políticas da assistência social e do trabalho e emprego em Curitiba.
A presidente da FAS, Maria Alice Erthal, destacou que ao inaugurar o novo espaço, a FAS busca qualificar ainda mais o atendimento à população quanto às informações e ao acesso a todos os programas e serviços da área do Trabalho. “A FAS trabalha em todas as regionais para garantir que os curitibanos possam fazer cursos de qualificação e também acessar vagas de emprego de qualidade, principalmente as pessoas em vulnerabilidade social.”
Serviços ofertados
Além dos tradicionais serviços de intermediação de mão de obra e solicitação do seguro-desemprego, o novo espaço conta com laboratório de informática, sala para realização de cursos, além de computador com acesso à internet.
Dentre os programas ofertados estão o Mobiliza, Aprendiz, Formação para o Primeiro Emprego, 1º Empregotech, Liceu de Ofícios e o Fab Lab.
Além disso, o espaço oferecerá serviços direcionados aos empresários, como a Central de Vagas de Emprego e sala para a realização de entrevistas de candidatos.
O Espaço do Trabalhador Curitibano foi instalado em uma sala ao lado do Liceu de Ofícios e Inovação, onde são ofertados cursos gratuitos de desenvolvimento pessoal e de qualificação profissional para a população.
A administradora da Regional Santa Felicidade, Simone da Graça das Chagas Lima, destacou que a unidade foi alocada em uma sala maior, a partir de uma readequação de espaços na Rua da Cidadania, para garantir um atendimento ainda mais acolhedor para os curitibanos.
Presenças
A inauguração do Espaço do Trabalhador contou com duas apresentações culturais. O coral de estudantes do 4º ano da Escola Municipal Vinhedos cantou a música Imagine, de John Lennon. O instrutor de qualificação profissional do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Laertes Hoizer de Souza, e seu filho, Felipe Corrêa de Souza, executaram com gaita de boca e violão as músicas As Mocinhas da Cidade, de Belarmino e Gabriela, e Mérica Mérica, de Angelo Giusti.
O evento contou ainda com a presença da supervisora do Núcleo da FAS na Regional Santa Felicidade, Roberta Cristina Pivatto Borges, da diretora de Qualificação e Relações do Trabalho da FAS, Melissa Cristina Alves Ferreira, e do assessor Adriano Laurindo, que representou o Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
E, ainda, dos vereadores Sidnei Toaldo, Mauro Ignácio e Nori Seto, do presidente do Conselho Municipal do Emprego e Relações do Trabalho, Cassiano Ricardo Régis, e das analistas do Grupo Muffato, Gisely Ribeiro Bernardes e Daniele Jacobs Mattos.