Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Incentivo ao Esporte

Esgrimista é a primeira atleta de Curitiba a estrear nas Paralimpíadas de Tóquio

A primeira atleta de Curitiba a estrear nos Jogos Paralímpicos de Tóquio foi a esgrimista Carminha Oliveira. Foto: Takuma Matsushita / CPB

 

A primeira atleta de Curitiba a estrear nos Jogos Paralímpicos de Tóquio foi a esgrimista Carminha Oliveira, que é beneficiária do Programa Municipal de Incentivo ao Esporte da Prefeitura de Curitiba. Carminha disputou na espada feminino categoria A entre a noite de quarta-feira (25/8) e madrugada desta quinta-feira (26/8), no horário de Brasília.

Foram quatro lutas: Carminha 3 x 5 contra a chinesa Yu Chui Yee, 3 a 5 para a ucraniana Natalia Mandryk, 0 a 5 para a russa Iullia Maya e 2 a 5 para a húngara Zsuzsanna Krajnyak.

Carminha volta a competir em Tóquio na sexta-feira (27/8), a partir das 21h, com a disputa das pules na sua segunda arma, o florete. Na Espada, faz o ponto quem toca a ponta da arma em qualquer parte acima da cintura do rival e no Florete, pontua quem tocar a ponta ou a lâmina da arma no tronco do rival. Em nenhuma das categorias da Esgrima em cadeira de Rodas, que conta ainda com o Sabre, são considerados toques abaixo da linha da cintura do adversário.

Essa é a primeira participação de Carminha Oliveira em uma Paralimpíada. Ela pratica esgrima em cadeira de rodas há apenas quatro anos. A atleta conheceu o paradesporto ao assistir aos Jogos do Rio 2016. Primeiro treinou tênis de mesa e agora se dedica à esgrima em cadeira de rodas. 

Curitiba em Tóquio

Outros atletas de Curitiba, todos beneficiários do Programa de Incentivo ao Esporte da Prefeitura, ainda vão estrear nas Paralimpíadas de Tóquio. 

Curitiba também está representada pelos jogadores do Vôlei Sentado, Daniel Jorge da Silva e Anderson Rodrigues dos Santos, e do Futebol de 5, Jefferson da Conceição Gonçalves, Cássio Lopes dos Reis e Gledson da Paixão Barros. 

Vitor Tavares, do parabadminton, as canoístas Mari Santilli e Adriana Azevedo, o triatleta Ronan Cordeiro e os técnicos James Lowry Neto (Tiro Paradesportivo) e Rodrigo Ferla (Parataekwondo) também fazem parte da delegação que saiu de Curitiba rumo ao Japão. 

Acompanhe todas as informações, datas e horários das competições pelo site do Comitê Paralímpico Brasileiro