Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Curitiba 325 anos

Escolas municipais comemoram o aniversário da cidade

No mês em que Curitiba comemora 325 anos, estudantes das escolas municipais têm atividades pedagógicas relacionadas ao tema. -Na imagem, alunos da Escola Municipal Professora Jurandyr Baggio Möckell, no bairro Pinheirinho. Curitiba, 20/03/2018 Foto:Divulgação
No mês em que Curitiba comemora 325 anos, estudantes das escolas municipais têm atividades pedagógicas relacionadas ao tema. Caminhadas, palestras, estudo do hino e dos símbolos da cidade, mostras fotográficas, exposições, jogos e até gastronomia local fazem parte da programação.
A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, explica que é importante apresentar às crianças os vários aspectos que formam a sociedade na qual estão inseridas. “Praças, parques, museus por vezes são espaços pouco frequentados ou conhecidos por muitos estudantes, e o trabalho sobre os 325 anos da cidade acaba desvendando este mundo e ampliando as oportunidades de aprendizado”, comenta Maria Sílvia.
A Escola Municipal Professora Jurandyr Baggio Möckell, no bairro Pinheirinho, faz uma exposição dos trabalhos confeccionados pelos estudantes como maquetes, vídeos, cartazes e desenhos. O que é Ser Criança em Curitiba?” foi o tema trabalhado com os 200 estudantes da unidade. O resultado é a representação dos lugares turísticos, como a Ópera de Arame e o Jardim Botânico, além de personalidades, fatos históricos, culinária, festas típicas e curiosidades.
Além da exposição, professores, estudantes e famílias tiveram a oportunidade de realizar atividades de integração, com música, cinema e arte.
“Compreendemos que através do conhecimento da cidade a criança pode desenvolver mais facilmente habilidades de análise, compreensão e comparação”, explica a pedagoga da unidade, Luciene Souto da Rocha.
Uma cidade de sensações
Vinte e cinco crianças do Centro Municipal de Educação Infantil Oswaldo Cruz II, no Bairro CIC, participam do Projeto Mundo das Sensações, desenvolvido pela professora Tatiane Monteiro. “A ideia é que as crianças possam sentir a cidade, visitar seus lugares de referência, experimentar seus cheiros e sabores e ouvir os sons que ecoam nos bairros, no centro e na natureza”, destaca a professora.
O projeto, que celebra o aniversário da cidade, deu a Anna Victória Gonçalves dos Santos, 4 anos, a oportunidade de conhecer o Jardim Botânico pela primeira vez. Encantada com a beleza do lugar, ela aproveitou para observar atentamente cada planta. “Eu vi bem de pertinho a 'boniteza' das flores e dos bichinhos que moram escondidinhos no Jardim Botânico”, conta a menina.