Escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) nas dez administrações regionais de Curitiba recebem, neste início de ano, algum tipo de intervenção da Coordenadoria de Obras e Projetos da Secretaria Municipal da Educação.
São obras e serviços de pintura, pisos, telhados, banheiros, gradis, muros, caixas d´água, refeitórios, adaptações de espaços para as turmas do integral, instalação de trocadores, entre outras, em cerca de de cem unidades educacionais.
As melhorias preparam as unidades educacionais para o retorno das crianças e estudantes, no dia 20 de fevereiro.
“Além do pedagógico, cuidamos da infraestrutura e qualificação dos espaços. As melhorias são realizadas periodicamente, conforme as prioridades e necessidades de cada unidade, e garantem mais conforto e segurança a todos”, afirma a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.
Na regional Portão, por exemplo, a Escola Municipal Papa João XXIII recebe reforma no telhado. A unidade, que comemorou seu 60º aniversário em setembro do ano passado, é a primeira escola municipal de Curitiba. A escola foi inaugurada em 1963 pelo então prefeito Ivo Arzua. O nome da unidade foi uma homenagem ao Papa João XXIII, modernizador da Igreja Católica e incentivador do diálogo entre as religiões. Há dois anos, assim como toda a rede municipal, a escola teve seu mobiliário renovado.
Já o CMEI Vila Vitória (bairro Sítio Cercado) recebe melhorias no calçamento e muros.
Balanço
Em 2023, foram executadas cerca de 600 ações da Coordenadoria de Obras, com valor próximo a R$ 17 milhões investidos nas unidades educacionais das dez regionais e mais de 380 unidades atendidas com serviços de pintura, reformas em telhados, muros, banheiros e pisos, entre outros.