Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Segurança Alimentar

Escolas de Segurança Alimentar de Curitiba ensinam pratos para a ceia de natal

Curso de culinária natalina na Escola de Segurança Alimentar Dom Bosco. Curitiba, 08/11/2023. Foto: Hully Paiva/SMCS

O Natal já chegou nas Escolas de Segurança Alimentar e Nutricional da Prefeitura. Até esta sexta-feira (10/11), alunos inscritos no curso de Culinária Natalina na escola Dom Bosco, no bairro Campo de Santana, vão aprender receitas especiais de saladas, carnes, aves, peixes, acompanhamentos e sobremesas tradicionais da época, assim como a montagem e decoração dos pratos.

Inédito, o curso é desenvolvido em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e ofereceu 30 vagas, divididas em duas turmas. De 20 a 24 de novembro o curso será levado à Escola Patricia Casillo (sob o Viaduto do Capanema). Todas as vagas estão preenchidas e há possibilidade de abertura de novas turmas em dezembro.

O curso de Culinária Natalina também faz parte da programação de novembro do Liceu de Ofícios e Inovação, que é coordenado pela Fundação de Ação Social (FAS).

Sonho que se torna realidade

Além de aprender a fazer os pratos, os alunos têm a chance de transformar essa habilidade em uma fonte de renda.

Formada em Ciências Econômicas, Joelma Bueno dos Santos Skraba, 36 anos, é casada e mãe de uma menina de 9 anos. Ela conta que a gastronomia é atualmente a única renda da família e decidiu fazer o curso para aprender novas receitas e ampliar o cardápio neste fim de ano.

“Comecei a fazer pães e bolachas durante a pandemia e como as vendas aumentaram passei a produzir também empadões e bombons de morango. Agora quero oferecer novas opções para a festa natalina”, diz Joelma.

Ela já foi aluna de outros cursos ofertados gratuitamente pela Prefeitura, entre eles os de bombons, pães e bolachas. Para vender os produtos que passou a produzir, a partir dos cursos, ela tem uma estratégia: o envio diário do cardápio em um grupo de rede social para receber as encomendas que serão entregues no dia seguinte.

Para Sandra Mara de Oliveira, 59 anos, a oportunidade caiu como uma luva, já que mora há pouco tempo na região do Campo de Santana e descobriu a Escola de Segurança Alimentar Dom Bosco, por acaso. “Amo cozinhar e já estou no meu terceiro curso. Além de uma ceia boa no Natal a ideia é ganhar um dinheiro com as vendas”, afirma ela.

Liceu de Ofícios

O Liceu de Ofícios e Inovação é coordenado pela Fundação de Ação Social (FAS) e oferta mensalmente cursos gratuitos de desenvolvimento pessoal e qualificação profissional. Durante todo o mês, o programa oferece 1.454 vagas em 25 diferentes cursos.

O diretor de Qualificação e Relações do Trabalho, Renan de Oliveira Rodrigues, enfatiza que o curso tem um propósito claro: "ensinar as pessoas a preparar pratos especiais, o que pode se tornar uma fonte de renda, com a venda dos produtos".

Escolas de Segurança Alimentar

As Escolas de Segurança Alimentar e Nutricional fazem parte do programa Mesa Solidária, uma iniciativa conjunta da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), Fundação de Ação Social (FAS) e Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT). Essas escolas oferecem capacitação profissional ao combinar conhecimento teórico e prático, criando oportunidades de emprego e renda para os participantes.

A Prefeitura tem três Escolas de Segurança Alimentar: Patrícia Casillo (Jardim Botânico/Centro); a Dom Bosco (Campo de Santana); e Vila Agrícola (Cajuru).

Essas instituições contam com o apoio do Serviço Social do Comércio (Sesc) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), bem como outras instituições de ensino, para oferecer cursos e capacitações relacionados à alimentação, abrangendo diversas áreas culinárias.

Em alta