Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Novas oportunidades

Escolas de Segurança Alimentar da Prefeitura formam as primeiras turmas

Entrega de certificados aos alunos da escola de Segurança Alimentar e Nutricional Patrícia Casillo no Viaduto do Capanema com a presença do Prefeito Rafael Greca - Curitiba, 13/06/2022 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

 

O prefeito Rafael Greca entregou, nesta segunda-feira (13/6), os certificados do Curso de Preparo de Salgados para os alunos das primeiras turmas das Escolas de Segurança Alimentar e Nutricional Patricia Casillo (Capanema) e Dom Bosco (Campo do Santana). Os alunos cumpriram 36 horas do curso que tem parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-PR).

Os alunos formados na escola Dom Bosco foram: Janciele Russe da Silveira, Maria Brito Pereira, Maria da Conceição Lima dos Santos, Maria Teresinha Rodrigues Schon Nardino, Matilde Ribeiro dos Santos, Neuza Ribeiro, Solange Aparecida Toledo Naconetckny e Vera Lucia Brito Pereira. Da escola Patrícia Casillo foram: Danubia Rangel Cordeiro, Luiz Carlos Alves, Orley Arlindo Dorigo e Willian Acácio Mendes Beloso.

Greca parabenizou os formandos. “É com grande alegria que vemos hoje a formação de 12 alunos das Escolas de Segurança Alimentar que vão cozinhar para que exerçam sua profissão, multipliquem suas oportunidades de vida e sirvam ao bem em Curitiba”, disse o prefeito.

O curso teve duração de três semanas. Os alunos aprenderam mais de 20 preparos de massas e recheios para salgados fritos e assados, como coxinhas, risoles, folhados, focaccias e esfihas, além de técnicas sobre cortes, frituras, tempo no forno, pesos e medidas, tudo o que é necessário para produzirem salgados prontos para a venda.

O diretor regional do Senac-PR, Sidnei Lopes de Oliveira, afirmou que a formatura dos primeiros 12 alunos representa o sucesso do projeto. “Nossa expectativa é ver essas pessoas gerando renda, criando seu próprio negócio ou utilizando esse conhecimento para conseguir um emprego”, frisou.

O secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, salientou que as Escolas de Segurança Alimentar buscam profissionalizar pessoas e gerar oportunidades para quem procura trabalho e geração de renda. “Nossa busca é pela emancipação das pessoas, trabalhando o desenvolvimento por meio de cursos e capacitações para que eles tenham condições de gerar trabalho e renda”, disse o secretário.

Homenagem

Esteve no evento Regina Casillo, mãe da advogada paranaense Patricia Casillo, falecida em janeiro deste ano e que dá o nome a uma das Escolas de Segurança Alimentar. Ela presenteou todos os formandos com o livro Arte e Gastronomia do Paraná, de produção do Solar do Rosário, do qual é uma das diretoras.

Cursos de maio a novembro

A programação das Escolas de Segurança Alimentar prevê cursos até o mês de novembro, com abertura das inscrições sempre no início de cada mês. Haverá cursos na área de empreendedorismo, aproveitamento integral de alimentos e gastronomia. Serão 540 vagas distribuídas entre as duas unidades.

Programação

Junho: Confeitaria para Restaurantes (vagas esgotadas)
Julho: Boas Práticas para Serviços de Alimentação
Agosto: Aproveitamento Integral dos Alimentos
Setembro: Preparo de Alimentos Congelados
Outubro: Boas Práticas para Serviços de Alimentação
Novembro: Empreendedorismo e negócios de oportunidades

As escolas

Inauguradas em março deste ano, as Escolas de Segurança Alimentar estão conectadas ao programa Mesa Solidária, que oferece refeições gratuitas diariamente, inclusive em fins de semana e feriados, para a população em situação de rua, risco social e insegurança alimentar e nutricional.

Nas escolas, são ofertados cursos para capacitação profissional, com conhecimentos teóricos e práticos, criando oportunidade de emprego e geração de renda.

Participaram do evento o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, vereador Tico Kuzma; os vereadores Mauro Bobato e João das 5 Irmãos; o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, coronel Péricles de Matos; a presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Maria Alice Erthal; os administradores regionais da Matriz, Rafaela Lupion, e do Tatuquara, Marcelo Ferraz Cesar, o superintendente de Segurança Alimentar e Nutricional, Edson Rivelino Pereira; as chefes dos Núcleos Regionais da SMSAN na Matriz, Fabiana Hammerschmidt, e no Tatuquara, Alessandra Kades; e o assessor especial de articulação política, Lucas Navarro de Souza.