As unidades educacionais de Curitiba vão começar o ano letivo, na próxima quarta-feira (12/2), com dinheiro novo na conta. A Prefeitura de Curitiba depositou, nesta sexta-feira (7/2), a primeira parcela do programa Fundo Rotativo, no valor total de R$ 4,2 milhões.
Recebem os recursos escolas municipais, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Centros Municipais de Atendimento Educacional Especializado (CMAEEs).
O dinheiro, depositado diretamente nas contas das unidades educacionais, deve ser utilizado para pagamento de serviços de manutenção, como troca de vidros e telhas, e compras de materiais para o dia a dia, entre eles produtos de limpeza, materiais didáticos, esportivos e itens de escritório.
Os valores destinados a cada unidade dependem do tamanho e do número de estudantes matriculados.
O dinheiro é creditado no cartão pagamento dos gestores das unidades e distribuídos no sistema para a realização dos planos de aplicação e gastos.
“O depósito do Fundo Rotativo antes das aulas é mais uma das ações da nossa força-tarefa para a volta às aulas, facilitando a organização das unidades. As principais providências incluem o chamamento de profissionais, obras, reformas e a Semana Pedagógica”, frisou o secretário Jean Pierre Neto (Educação).
“A descentralização do Fundo garante agilidade na administração, permitindo compras e contratação de pequenos serviços de forma mais rápidas, e os diretores podem usar o dinheiro conforme a necessidade”, completou o secretário.
Transparência
A população pode acompanhar as prestações de contas das unidades, pela internet. Os gestores escolares administram os gastos e fazem a prestação de contas posteriormente. As informações estão no site da educação. A movimentação fica registrada no sistema Gestão de Recursos Financeiros, inclusive os dados dos anos anteriores.
No ano passado, a Educação repassou R$ 21,6 milhões divididos em cinco parcelas, mais duas cotas extras (uma exclusiva para itens de segurança e outra para pagamento de serviços de contadores).
SAIBA MAIS sobre o Fundo Rotativo