Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Reconhecimento

Escola municipal recebe Prêmio ODS. Ação social também é destaque

A Prefeitura de Curitiba foi reconhecida pelo trabalho nas áreas de Educação e Ação Social nesta terça-feira (17/10), no auditório da Fiep, noite de entrega do Prêmio Sesi ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável). Curitiba, 17/10/2017 Foto:Ricardo MArajo/FAS

A Prefeitura de Curitiba foi reconhecida pelo trabalho nas áreas de Educação e Ação Social nesta terça-feira (17/10), no auditório da Fiep, noite de entrega do Prêmio Sesi ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável).

A Escola Municipal Coronel Durival Britto e Silva, no Cajuru, venceu o prêmio na categoria Instituição de Ensino, com o projeto Drone Semeador.

Já programa Mobiliza, da Fundação de Ação Social, recebeu o Selo Sesi ODS na categoria Poder Público Municipal. Outros dois projetos ganhadores do selo são o Abrace e o Mediação Escolar, ambos desenvolvidos pela Secretaria Municipal da Educação.

Conectados

A conquista do Prêmio Sesi ODS pela Escola Municipal Coronel Durival Britto e Silva é resultado do trabalho do grupo de estudantes da equipe de robótica Conectados, formada atualmente por 13 alunos do 6º ao 9º ano, que desenvolveram o robô.

O Drone Semeador tem o objetivo de lançar sementes, combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, promover o repovoamento de espécies vegetais nas margens dos rios e melhorar a qualidade da água e de vida das pessoas que moram nas proximidades.

O projeto está em desenvolvimento desde 2015, já foi testado no Córrego Cajuruzinho e atualmente a área está sendo monitorada para analisar o crescimento das plantas e verificar a existência, ou não, das larvas do mosquito.

A professora de Matemática Alessandra Hendi, uma das responsáveis pelo projeto de robótica na escola, comemora o resultado. “Esse prêmio tem um valor especial porque não é só uma competição de robótica. Existe um mérito social. A robótica e a tecnologia podem contribuir para a sociedade”, afirma.

Ela diz ainda que a direção da escola e os pais têm papel importante no projeto. “Este é um resultado da Escola Durival Britto, uma escola pública de Curitiba”, declara, ao comentar que é comum em competições que as pessoas perguntem se a escola é particular. Além dela, a diretora Anaí da Luz Rodrigues Santos é uma entusiasta do projeto de robótica da escola.

O projeto Drone Semeador atende a dois objetivos ODS: assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades (ODS 3) e tornar as cidades e assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis (ODS 11).

Os estudantes da equipe Conectados são: Adenir da Rosa Júnior, Augusto Ernani Aristides da Silva, Elisa França Ribeiro, Luiz Suckow Portela, Lucas Emanuel Moraes da Luz, Maria Eduarda Godinha de Mello da Costa, Milena Izabelli Portes, Milena Novinski Joly, Monique Nogueira, Pedro Roberto Vieira, Rebeca Bernetzki Batista, Thales Felipe Marangoni Tanan, Yasmim Zahara Bichibichi.

Ganhadores do selo

Desenvolvido pela Fundação de Ação Social (FAS), o programa Mobiliza recebeu o Selo Sesi ODS na categoria Poder Público Municipal. O programa trabalha habilidades sociais e competências pessoais dos participantes e oferece orientações para o mundo do trabalho. O público-alvo são adolescentes maiores de 14 anos e adultos, com prioridade para usuários de serviços, projetos e programas de transferência de renda e benefícios socioassistenciais.

Os outros dois projetos ganhadores da chancela são o Abrace, que faz a prevenção da baixa frequência, abandono e evasão escolar de estudantes nas turmas de pré-escola e ensino fundamental, e o Mediação Escolar, ambos desenvolvidos pela Secretaria Municipal da Educação.

O Mediação Escolar oferece diversas formas de diálogo e mediação de conflitos entre estudantes do 6º ao 9º ano de 11 escolas. O trabalho é coordenador por um professor-mediador para evitar casos de violência oriunda da relação de educação. Entre as estratégias usadas estão recreio dirigido, palestras, oficinas, mediação de diálogo e conciliações realizadas por profissionais da educação envolvidos nas atividades do projeto.