Quando puderem retornar às aulas presencias, os 320 estudantes da Escola Municipal Padre José de Anchieta, no Fazendinha, vão contar com um novo espaço. A quadra coberta, reivindicada por mais de 30 anos pela comunidade, foi entregue na manhã desta sexta-feira (7/8).
Além das aulas de educação física o espaço poderá ser usado para diferentes práticas pedagógicas e para o convívio social. O investimento da Prefeitura na obra, que incluiu a construção de escadas e rampas para acessibilidade, foi de R$ 490.433,90.
“Um investimento como esse reverbera na perspectiva pedagógica porque permite aos profissionais explorarem o espaço, desenvolverem ideias e criarem movimentos pedagógicos”, diz a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.
A escola também ganhou um novo portão lateral para garantir mais segurança no acesso e saída dos estudantes da escola. Ao lado da quadra, um espaço com paisagismo foi implantado para garantir o conforto térmico do espaço.
“Esperamos ser breve o tempo de podermos comemorar essa conquista com os nossos estudantes. E é o que falta para a alegria ficar completa”, disse o diretor da escola, Guilherme de Souza Nogueira.
Aulas na quadra
Professor de educação física, Guilherme conta que anteriormente o espaço foi de chão batido e causava poeira nos dias de calor, e lama e barro nos dias de chuva. Fazer aulas na quadra era um convite para sujar o uniforme das crianças.
A escola foi inaugurada em 1981, e desde então, a comunidade escolar reivindicava um local adequado para as práticas esportivas e de lazer.
Para a vice-diretora da escola, Ana Paula Kogima Zene, que foi aluna da escola, a entrega da quadra é a realização de um sonho importante da sua infância.
“Desejei esse espaço como aluna, como estagiária de pedagogia e como professora, razão pela qual comemoro com alegria. É um espaço que nos permitirá estender as atividades educativas para fora da sala de aula”, disse Ana Paula.
Investimentos
As obras entregues nesta sexta-feira (7/8) completam outros investimentos já realizados na escola nos últimos quatro anos. Em abril do ano passado, o Farol do Saber e Inovação Castro Alves foi reinaugurado depois de ter sido transformado para abrigar espaço maker e impressora 3D.
Além da Escola Municipal Padre José Anchieta a Prefeitura de Curitiba também entregou as obras das quadras cobertas concluídas nas escolas municipais Theodoro de Bona, no Santa Cândida, e Cerro Azul, no Tingui. Juntos os novos equipamentos vão beneficiar mais de mil estudantes, além das comunidades escolares.