Em 27 de setembro de 2021, Dia Mundial do Turismo, foi inaugurada em Curitiba a Escola de Turismo, e desde então o programa desempenha um papel fundamental na capacitação profissional do setor. A escola é uma iniciativa da Prefeitura de Curitiba coordenada pelo Instituto Municipal de Turismo.
“A Escola de Turismo de Curitiba chegou, há dois anos, para ampliar a experiência turística de qualidade a quem visita nossa capital, seja a lazer ou negócios, dentro do conceito de Destino Turismo Inteligente. São cursos que preparam os profissionais dos mais diversos segmentos do turismo local, como hotelaria, gastronomia, varejo e receptivo”, salienta o prefeito Rafael Greca.
Em seus dois anos de funcionamento, a Escola capacitou mais de três mil profissionais e ofertou cerca de 170 cursos, atendendo várias áreas do setor, incluindo guias de turismo, agências de viagem, rede hoteleira e estabelecimentos gastronômicos.
Confira os cursos ofertados NESTE LINK
Parcerias
A Escola atua com o projeto autoral Destino Turístico Receptivo, que abrange diversos pontos de interesse, como o Jardim Botânico, o Museu Egípcio, o Memorial Paranista e a Pirâmide Solar de Curitiba, realizando imersão dos profissionais no contexto curitibano. Além disso, ela é fruto de parcerias estratégicas sólidas, incluindo uma colaboração de longa data com o Senac, que oferece cursos de qualificação técnica, como Inglês Instrumental no Atendimento ao Turista, Oratória para Mídias Sociais e Organização e Planejamento do Receptivo Turístico. E também com o Sebrae, promovendo o empreendedorismo no setor.
Incentivo aos empreendedores
Uma das empresárias capacitadas pela parceria da Escola de Turismo com o Sebrae foi a proprietária do Hostel Garibaldi, no bairro São Francisco, Heloisa Grein Vieira. Ela participou do curso Trilha de Gestão e Negócio para Empreendimento do Setor de Turismo. “A Escola nos propiciou uma inserção maior no setor e nos sentimos vistos pelo poder público”, contou Heloisa.
Heloisa, que trabalhava como advogada, e seu marido, Rodrigo Lobato de Borba, fisioterapeuta, decidiram empreender em 2019 e abriram o Hostel Garibaldi, que hoje recebe cerca de mil pessoas anualmente. Ambos sem experiência em negócios, buscaram o Instituto Municipal de Turismo para unir forças em prol do desenvolvimento turístico curitibano. “Ter sido selecionado para participar da capacitação nos ajudou muito a crescer e com o contato próximo que conseguimos podemos também fazer nossas demandas à cidade, vale muito a pena participar”.
Os empreendedores comentam que a imersão com o Sebrae e os diagnósticos de problemas e qualidades do negócio ajudaram muito. Atualmente, os colaboradores e voluntários do Hostel também participam de cursos e Heloisa espera continuar com a parceria.
O diferencial da Escola reside na ênfase prática e na conexão emocional entre profissionais e destino, sendo uma peça fundamental na promoção da cidade como um destino turístico de excelência.