A Escola Municipal de Sustentabilidade de Curitiba completou um ano de funcionamento, nesta sexta-feira (23/6). O espaço no Bosque Zaninelli, no bairro Pilarzinho, oferece oficinas e cursos de sustentabilidade ambiental em um trabalho de parceria entre as secretarias municipais do Meio Ambiente e da Educação.
Para celebrar a data festiva, 105 estudantes das escolas municipais Marumbi (Uberaba), CEI Professor Wanderley Dias (Barreirinha) e CEI Monteiro Lobato (CIC) tiveram uma aula de educação ambiental com a Família Folhas e aprenderam como ajudar a cuidar do meio ambiente. O prefeito Rafael Greca compareceu.
A apresentação trouxe dicas sobre a conservação dos rios, importância da prática de atividades físicas, separação do lixo, conservação de bosques e florestas, uso consciente dos recursos naturais e respeito aos catadores de materiais recicláveis. Além do teatro, a celebração de um ano da Escola Municipal de Sustentabilidade marcou o lançamento oficial do Metaverso da Família Folhas. O evento fez parte da programação do Mês do Meio Ambiente, que a Prefeitura promove agora em junho.
“Vamos colocar a natureza na nossa cabeça. Vamos colocar a sustentabilidade no nosso coração, apontar para o céu e mostrar a beleza do mundo, que não pode ser poluído. Viva Curitiba sustentável”, disse o prefeito, que também deu uma aula aos estudantes e mostrou como o trabalho da Prefeitura ajudou Curitiba a ser eleita a cidade mais sustentável da América Latina.
Greca explicou como foi desenvolvido o projeto da Pirâmide Solar de Curitiba - Parque Fotovoltaico da Caximba. “Todas as escolas também devem conhecer a Pirâmide Solar de Curitiba, lá no bairro da Caximba. Curitiba é a cidade mais sustentável e melhor de se viver do Brasil”, definiu Greca.
Educadores ambientais
Todo o trabalho desenvolvido na Escola Municipal de Sustentabilidade é feito por educadores ambientais das secretarias municipais do Meio Ambiente e da Educação. “Esse é um espaço que foi resgatado pelo prefeito Rafael Greca. Em um ano de atividades tivemos muitos encontros aqui, muitas escolas vieram com estudantes para aprenderem sobre sustentabilidade com a nossa Família Folhas sempre presente”, explicou a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias.
“A sociedade em geral, condomínios, empresas e moradores vêm aqui fazer oficinas de sustentabilidade”, completou Marilza.
A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, destacou que o trabalho em parceria ajuda a aprofundar o conhecimento das crianças da rede municipal. “Aqui eles têm aprendizagens riquíssimas e que os conectam com a natureza. Vão levar para a vida inteira lições de preservação da natureza. Essa geração vai viver mais de 100 anos e terá capacidade de multiplicar todos esses ensinamentos por muito tempo”, disse Maria Silvia.
Mudas para a população
Desde terça-feira (20/6) até a manhã desta sexta-feira (23/6), no estacionamento da entrada do bosque, funcionou uma feira de sustentabilidade da Prefeitura. Entre as ações, houve a entrega gratuita de 700 mudas de árvores das espécies de pitangueiras, jabuticabeiras, pau-ferro, ipê-verde, e ipê-branco para moradores do Pilarzinho e pessoas que visitaram o bosque nesta semana. A ação fez parte do desafio das 100 Mil Árvores da Prefeitura.
Na feira também estava a Unidade Móvel da Secretaria Municipal de Educação Ambiental e Nutricional explicando como fazer o aproveitamento total dos alimentos, e a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Curitiba mostrando pluviômetros manuais, feitos com garrafas pets e bolinhas de gude.
Presenças
Também participaram do evento de 1 ano da Escola Municipal de Sustentabilidade o superintendente de Controle Ambiental, Ibson Gabriel Martins de Campos; o superintendente de Obras e Serviços do Meio Ambiente, Jean Brasil; o diretor de Parques e Praças, Giovando Amorim Romanine; a diretora de Educação Ambiental, Leila Maria Zem; o assessor de Articulações Políticas, Lucas Navarro; o superintendente da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos Júnior; professores da rede municipal, chefes de núcleos da Educação e servidores do Meio Ambiente.