Apenas 28 dias após a inauguração do espaço, a Escola de Segurança Alimentar Vila Agrícola, que integra o programa Mesa Solidária, formou os 12 primeiros alunos no curso de panificação nesta sexta-feira (20/10). O fechamento das aulas teve direito a um delicioso café feito pelos alunos que serviram pães diversos, focaccias, croissants, pães de queijo e pastas a base de azeitona e tomate com manjericão.
"O zelo por Curitiba também ocorre com a oferta destes cursos de capacitação para melhorar a mão de obra do setor de alimentação da capital e garantir a geração de emprego e renda", ressalta Luiz Gusi, secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN).
O curso foi ministrado pelo professor de gastronomia João Luiz Gomes, do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), instituição parceira da Prefeitura de Curitiba nesse projeto.
Elaine Gomes da Silva, 44 anos, foi uma das alunas formadas e contou que decidiu fazer o curso por amar pães e por estar desempregada. “Tinha uma pequena noção de fazer pães que aprendi pela internet, mas nada se compara a este curso. Aprendi muita coisa e estou com a esperança de conseguir um emprego, me sinto preparada”, disse ela.
A aluna Fabiana de Meiras, 34 anos, relatou que está desempregada e procurou o curso para poder auxiliar a irmã que trabalha em um café colonial. “Quando soube do curso me inscrevi na hora. Moro no Novo Mundo, atrevessei a cidade para aproveitar a oportunidade. Me encantei com a estrutura que a prefeitura oferece, com a didática dos professores, é tudo maravilhoso”, afirmou Fabiana.
Já Andriws Castro Silva, 18 anos, seguiu a dica da sua namorada e também aluna Heloyse Vieira dos Santos. “Ela se inscreveu pro curso e disse pra eu fazer também. Tenho interesse nessa área, principalmente porque uma tia minha trabalha fazendo pães por encomenda. Quero trabalhar com ela e pra isso precisava aprender”, disse.
Mais alunos formados
Ainda nesta sexta-feira (20/10), foram finalizados os cursos de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos na Escola de Segurança Alimentar Dom Bosco (Campo Santana), também integrante do Mesa Solidária, formando 21 alunos; e na Escola de Segurança Alimentar Patrícia Casillo (Capanema), os cursos de Preparo de Salgados, formando 13 alunos, e Preparo de Bombons e Bolos, formando 14 alunos.
Cursos na Vila Agrícola
O funcionamento da Escola de Segurança Alimentar Vila Agrícola é uma parceria entre a Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), Fundação de Ação Social (FAS) e Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT) com Associação de Moradores Amigos da Vila Agrícola, que é responsável pela operacionalização.
Essas entidades colaboram com o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e outras instituições de ensino para oferecer cursos e capacitações relacionados à alimentação, abrangendo áreas como comidas de boteco, confeitaria, preparo de pães, pizzas, lanches, tortas, aproveitamento integral dos alimentos e boas práticas na manipulação.
O próximo curso previsto para outubro é o de Doces para Festas, de 23 a 27. As vagas estão esgotadas.
Participaram da formatura o vereador João das 5 Irmãos; o presidente da Associação de Moradores da Vila Agrícola, Edinei Abelard da Silva; e o gerente do Mesa Solidária, Admaro Anderson Pinto.