A Escola de Segurança Alimentar e Nutricional Dom Bosco, no bairro Campo de Santana, acaba de formar a primeira turma do curso de Preparo de Salgados. Nesta primeira leva, oito alunas cumpriram as 36 horas do curso.
Para tornar realidade estas ações, a Prefeitura firmou uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-PR). Como fruto desse acordo, estão previstas outras formações profissionalizantes nas áreas de segurança alimentar e gastronomia.
Melhoria na renda
A superintendente do núcleo da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN) da Regional Tatuquara, Alessandra Kades, considerou que o curso despertou muito interesse da comunidade em situação vulnerável de se profissionalizar e melhorar a renda.
“A adesão foi muito boa. O curso é gratuito e as participantes demonstraram muita vontade de aprender e de colocar em prática a nova capacitação. Muitas delas, inclusive, já se candidataram a fazer o próximo curso”, comemorou.
As alunas vão receber o certificado em evento que será no dia 13, com as formandas da Escola de Segurança Alimentar e Nutricional Patrícia Casillo.
Café colonial
A dona de casa Maria da Conceição Lima dos Santos, 66 anos, gostou muito de participar do curso e já faz planos para envolver a família em um negócio de gastronomia.
“Eu estou planejando abrir um café colonial com os meus netos, Heloíse e Gustavo. Já estou passando umas receitas para ela, que tem muito jeito na cozinha. O menino trabalha muito bem com massas. Acho que vai dar certo”, prevê Maria da Conceição.
Os segredos da massa folhada
Maria da Conceição disse que ficou sabendo da oportunidade do curso através da ONG Centro Social Mão Amiga (Cesma), da qual é vice-presidente e não perdeu a oportunidade.
Com os instrutores Luiz Amilton Koheler e João Luiz Gomes, Maria da Conceição e seus colegas aprenderam a preparar salgados saborosos como enroladinho de vina, coxinha, risoles, pastel, croquete, massa de hamburgão, cake pop de calabresa e folhados.
“O caso da massa folhada é um exemplo. Eu não sabia que ela tinha que ir e voltar para a geladeira cinco vezes antes de chegar ao preparo final. E também tem um jeito especial de dobrar essa massa”, contou.
Para Maria Conceição, a experiência foi tão positiva que ela já está aguardando os próximos cursos. “Foi muito bom. Quero fazer outros cursos de gastronomia e aprender mais”, garantiu.
Mais cursos programados
As Escolas de Segurança Alimentar têm previsão de cursos nas áreas de gastronomia, aproveitamento integral de alimentos e empreendedorismo até o mês de novembro com inscrições sempre no início de cada mês. (lista completa no final do texto).
Inauguradas em março deste ano, as Escolas de Segurança Alimentar Dom Bosco e Patrícia Casillo estão conectadas ao programa Mesa Solidária, que oferece refeições gratuitas diariamente, inclusive nos fins de semana e feriados, para a população em situação de rua, risco social e insegurança alimentar e nutricional.
Nas escolas, são ofertados cursos para capacitação profissional, com conhecimentos teóricos e práticos, criando oportunidade de emprego e geração de renda.
Programação de cursos
As inscrições são abertas no início de cada mês, de acordo com a programação abaixo:
Junho: Confeitaria para Restaurantes
Julho: Boas Práticas para Serviços de Alimentação
Agosto: Aproveitamento Integral dos Alimentos
Setembro: Preparo de Alimentos Congelados
Outubro: Boas Práticas para Serviços de Alimentação
Novembro: Empreendedorismo e negócios de oportunidades
Mais informações: (41) 3350-3853