Na última sexta-feira (19/8), a Escola de Segurança Alimentar Dom Bosco, no Campo do Santana, entregou certificados de formação para 23 alunos que concluíram os cursos gratuitos de Aproveitamento Integral dos Alimentos e Preparo de Sobremesas para Restaurantes. A capacitação é uma parceria entre a Prefeitura e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
Durante a capacitação em aproveitamento integral de alimentos, eles aprenderam como transformar folhas, cascas, talos, polpas, sementes e até a parte branca de algumas frutas em receitas nutritivas e gostosas. Já no curso de preparo de sobremesas, os alunos aprenderam fazer receitas sofisticadas para serem servidas em restaurantes.
Grupo de pizzaiolos sai da formatura com entrevista de emprego agendada
Escola de Segurança Alimentar Patrícia Casillo forma 14 confeiteiros
Curso de aproveitamento integral de alimentos forma 11 alunos
A dona de casa Maria da Conceição Lima dos Santos, 66 anos, gostou de participar dos cursos e já faz planos para envolver a família em um negócio de gastronomia.
“Eu estou planejando abrir um café colonial com os meus netos, Heloíse e Gustavo. Já estou passando umas receitas para ela, que tem muito jeito na cozinha. O menino trabalha muito bem com massas. Acho que vai dar certo”, prevê Maria.
De acordo com a gerente do núcleo da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN) da Regional Tatuquara, Alessandra Kades, os cursos ofertados na Escola Dom Bosco têm despertado o interesse da comunidade para se profissionalizar e melhorar a renda.
“A procura tem sido grande pelo fato de os cursos serem gratuitos, é uma ótima oportunidade para que os participantes possam se profissionalizar”, contou Kades.
Programação de cursos
Até novembro, as escolas de segurança alimentar e nutricional Dom Bosco, no bairro Campo de Santana, e Patricia Casillo, no Viaduto do Capanema, disponibilizam cursos e oportunidades de capacitação, com abertura das inscrições sempre no início de cada mês. Há cursos na área de empreendedorismo, aproveitamento integral de alimentos e gastronomia.
Escolas de Segurança Alimentar
Inauguradas em março deste ano, as Escolas de Segurança Alimentar Dom Bosco e Patrícia Casillo estão conectadas ao programa Mesa Solidária, que oferece refeições gratuitas diariamente, inclusive nos fins de semana e feriados, para a população em situação de rua, risco social e insegurança alimentar e nutricional.
Participaram da entrega dos certificados a chefe do núcleo Matriz da SMSAN, Fabiana Hammerschmdt; e o gerente do programa Mesa Solidária, Admaro Anderson Pinto.
Presenças
Participaram também do evento o administrador da Regional Tatuquara, Marcelo Ferraz Cesar e o Professor de gastronomia do Senac, João Luiz Gomes.
Próximos cursos programados
Setembro: Preparo de Alimentos Congelados
Outubro: Boas Práticas para Serviços de Alimentação
Novembro: Empreendedorismo e negócios de oportunidades
*Os horários serão divulgados no início de cada mês no portal do Senac
Mais informações: (41) 3350-3853