O prefeito Rafael Greca visitou, nesta sexta-feira (11/8), a Escola Nilza Tartuce, especializada em Educação Infantil e Ensino Fundamental na Modalidade de Educação Especial, no Alto da Glória. A escola completará 60 anos em 2024.
“Esta escola e seus curitibinhas são um orgulho para Curitiba. Ela representa um grande sentimento de amor e cuidado”, comentou o prefeito, ao lado das diretoras Adriana do Pilar Zablonski e Ana Maria Lima Zem, que apresentaram os planos para o futuro da unidade.
Fundada em 27 de junho de 1964, por iniciativa da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e um grupo de pais, com o apoio da psicóloga Nilza Tartuce, a escola é mantida pelo Centro de Orientação e Controle de Excepcionais de Curitiba (Cocec).
Também acompanharam o prefeito a diretora do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Denise Moraes, o vereador Pier Petruzziello, e o presidente do Cocec, Dirceu Vaz.
“Aqui se realiza um trabalho de excelência”, comentou Denise Moraes.
A escola é uma instituição não governamental, civil, privada, filantrópica, com certificação de Utilidade Pública Municipal e Estadual, inscrita no Conselho Nacional de Serviço Social e chancelada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Um dos destaques da unidade é o projeto socioambiental que propõe a retirada de resíduos plásticos do Parque Passaúna, que posteriormente serão transformados em jogos pedagógicos pelos estudantes matriculados na instituição.