Para atender à solicitação do aposentado e professor de teologia Martin Weingaertner, 74 anos, o Departamento de Edificações da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) está revitalizando a escadaria da Rua Frederico G Virmond que faz a ligação entre as ruas Rolf Faria Gugech e Manife Tacla, servindo de acesso ao Bosque Pilarzinho, no bairro de mesmo nome.
A estrutura é usada pelos moradores, em especial pelo aposentado, que tem deficiência visual e diariamente desce e sobe os degraus durante o trajeto que faz até os parques São Lourenço ou Tingui, onde vai diariamente caminhar para manter a saúde em dia.
Central 156
A solicitação foi feita pelo serviço 156 e está sendo atendida pela equipe responsável por deixar a cidade bem-cuidada com manutenção de trincheiras, escadarias, corrimãos, passarelas, viadutos, rampas em vias públicas e logradouros municipais.
Martim depende das boas condições da calçada para fazer o percurso com segurança. Além do conserto dos degraus, o aposentado solicitou a instalação de corrimãos e adequação às normas técnicas da ABNT, a Associação Brasileira de Normas Técnicas, indicações que estão sendo colocadas em prática durante o serviço.
“Se fizer a indicação do serviço público pelo 156 o recado chega na Prefeitura e a melhoria acontece”, indica Weingaertner.
Ele coleciona protocolos cujas respostas foram serviços executados pelo município. “Quando fazemos limpeza nos jardins, podas de árvores, combinamos com os vizinhos e chamamos o 156 para fazer a coleta vegetal. Funciona muito bem”, avalia.
A revitalização na escadaria começou a ser executada há cerca de duas semanas, precisou de uma pausa nos dias de chuva e foi retomada, com previsão de ser concluído em até o início da próxima semana..
Pelos bairros
O secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, destaca que a manutenção dos equipamentos, vias e calçadas públicas é contínua nos 75 bairros.
“Trincheiras, escadarias, corrimãos, passarelas, viadutos e rampas em vias públicas recebem a atenção necessária para garantir que os moradores de Curitiba possam transitar com confiança e conforto”, explica o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.