Equipes de manutenção urbana contratadas pela Secretaria do Governo Municipal (SGM) atuam simultaneamente, nesta semana, em nove frentes de trabalho de melhorias do pavimento e da acessibilidade de importantes eixos viários da cidade. A maior parte das intervenções deve ser concluída ainda em outubro, a depender das condições climáticas.
“São ações necessárias para garantir a mobilidade segura em vias de grande fluxo, muitas delas tiveram o pavimento danificado por causa das chuvas. Por conta do clima, muitas intervenções tiveram que ser paralisadas, mas sem as chuvas a conclusão dos trabalhos deve ocorrer nos prazos previstos”, explica o superintendente de Manutenção Urbana da SGM, João Vidal Filho.
No bairro Portão, estão em andamento a recuperação do pavimento da Rua Maranhão, em trecho de 320 metros entre a Avenida República Argentina e a Rua Eduardo Carlos Pereira, e da Rua Augusto de Mari, em 300 metros entre a República Argentina e a Eduardo Carlos Pereira. A Rua Lourival Portella Natel passa por reforço estrutural da base e aplicação de capa asfáltica, em 320 metros. Esse conjunto de obras tem previsão de conclusão até 20 de outubro.
Na região do Ahú, a Avenida Anita Garibaldi, na esquina com as ruas Tomazina e Coronel Amazonas Marcondes, está ganhando um novo pavimento, feito com asfalto borracha ao longo de 1.340 metros até a Rua Nilo Brandão. A recuperação do pavimento nesse trecho da Anita Garibaldi, anteriormente prevista numa extensão de 950 metros até Rua Coronel Adyr Guimarães, foi estendida em 390 metros até a Nilo Brandão, após a verificação de fissuras no pavimento. A estimativa é que as obras sejam concluídas até o dia 17.
Ainda na região norte, a Avenida Prefeito Erasto Gaertner, entre as ruas Alvaro Botelho e Guilherme Ihlenfedt, também está recebendo um novo pavimento, com serviços de fresagem e recape em uma extensão de 1.450 metros. Os trabalhos devem ser concluídos até o fim deste mês.
Acessibilidade e ciclomobilidade
Na via calma da Avenida República Argentina há obras de recuperação das calçadas e do pavimento em paver em um espaço de 180 metros. Os trabalhos envolvem a remoção do paver, a correção e nivelamento da base e assentamento na travessia elevada e a recuperação total do passeio e do sistema de microdrenagem, além da instalação de bancos de concreto próximo à estação-tubo. A estimativa de conclusão das intervenções é para o fim deste mês.
No Cajuru, na Rua Pedro Bochinno, no entorno da Escola Municipal Omar Sabbag, está em andamento a requalificação das calçadas; o mesmo ocorre na Rua Primeiro de Maio, no Xaxim, próximo da Linha Verde. Ambas as intervenções, que são de grande porte, devem ser concluídas ao fim do primeiro trimestre de 2024.
A Rua Cândido Hartmann, entre a Dr. Aluízio França e Jacarezinho, está recebendo a execução da calçada compartilhada entre pedestres e ciclistas com extensão de 715 metros. Todos os trechos em obras estão sinalizados com orientações para os motoristas e pedestres. Os trabalhos devem ser finalizados ainda neste mês.