A próxima ação clínica gratuita para cães e gatos, da Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba, acontece entre os dias 11 e 14 de abril, na Vila 29 de Outubro, no Caximba. Mas as equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente já deram início, nesta segunda-feira (3/4), no Escritório Local do Caximba (ELO), ao treinamento dos agentes locais e reuniões preparatórias para a mobilização dos moradores.
Devem ser atendidos, na ação, cerca de 400 animais. Na ocasião, são realizados exames clínicos básicos, vacinação antirrábica e polivalente, além da administração de vermífugos, antipulgas e sarnicidas em parceria com o Programa de Residência em Medicina Veterinária da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
As equipes fazem também orientações sobre o Programa Municipal de Castração Gratuita da Prefeitura de Curitiba, já que as avaliações são uma etapa prévia às castrações. Haverá, ainda, implantação gratuita de chips de identificação para inserção dos dados dos animais e tutores cadastrados no Sistema de Identificação Animal (SIA).
O programa é voltado a protetores de animais e tutores que sejam beneficiários do Armazém da Família e realizado por meio de um termo de cooperação assinado em 2018 com a Medicina Veterinária da UFPR.
Busca ativa
Parte das reuniões e treinamentos já iniciados tem como objetivo auxiliar os gestores da Regional Tatuquara na mobilização das famílias. Nesta semana e na próxima segunda-feira (10/4), a equipe vai de casa em casa, fazer a busca ativa para o agendamento das avaliações dos animais dos moradores.
Participam da ação, ainda, representantes da FAS, da Secretaria da Saúde, Cohab e equipe do ELO.