As equipes do Departamento de Parques e Praças da Secretaria Municipal do Meio Ambiente reforçaram o trabalho de limpeza e manutenção no Centro de Curitiba. Nesta sexta-feira (25/4), os trabalhos foram feitos nas praças 19 de Dezembro, Tiradentes e Osório.
Entre os serviços executados, foi feita a limpeza dos monumentos da Praça 19 de Dezembro que haviam sido pichados por vândalos nesta semana. Foram usados produtos para a retirada das tintas e máquinas de alta pressão de água para a lavagem do Obelisco e da escultura da Mulher Nua.
O reforço na limpeza das praças da área central faz parte do programa Curitiba de Volta ao Centro, o maior projeto de revitalização da região na história da cidade, que une segurança reforçada, obras de modernização da infraestrutura, conservação do patrimônio e valorização cultural. O programa foi lançado pelo prefeito Eduardo Pimentel no início do ano e tem como meta tornar o Centro mais atrativo e que volte a ser ocupado pelas famílias curitibanas e por turistas que visitam a cidade.
Segundo o superintendente de Obras e Serviços da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Jean Brasil, a limpeza nas praças em toda a cidade é um serviço constante. “Em relação ao Centro, agora temos equipes dedicadas exclusivamente a praças para deixar esses ambientes mais limpos e atrativos. Quando as pessoas encontram lugares bem-cuidados sentem vontade de ficar mais tempo nestes locais”, disse Brasil.
Domingo no Centro
Um dos pontos limpos foi o calçadão da Rua XV, entre a Praça Osório e o Bondinho da Leitura, que no domingo (27/4) vai receber mais uma edição do Domingo no Centro, com várias programações gratuitas para a população. O evento será das 9h às 15h.
A programação é ofertada pela Prefeitura de Curitiba e reúne shows musicais, oficinas, ação de leitura, feira de adoção pet do Amigo Bicho, foodtrucks, auriculoterapia e feira de artesanato. A ideia é levar mais famílias a ocuparem o Centro da cidade.
As calçadas da Praça Tiradentes também passaram por uma limpeza completa.