As equipes de manutenção do Departamento de Arborização e Produção Vegetal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente finalizaram, na tarde desta sexta-feira (13/12), a reparação de 19 mudas de árvores que foram vandalizadas na madrugada na Avenida Paraná. Uma árvore não teve como salvar e precisou ser substituída.
O trecho em que ocorreu o vandalismo foi entre o Terminal do Santa Cândida e a Rua da Cidadania do Boa Vista, nos bairros Santa Cândida e Boa Vista. Segundo Roberto Salgueiro, responsável pelo Horto Municipal da Barreirinha, as 20 mudas de ipê-amarelo estavam bem desenvolvidas.
“Eram mudas que foram plantadas no final de 2022, estavam com cerca de 7 anos de vida, 5 anos se desenvolvendo no Horto da Barreirinha e 2 anos na avenida. Estavam lindas”, disse Salgueiro.
Vandalismo é crime previsto em lei e, se hoje não é a maior ameaça sofrida pela arborização viária, continua presente nas ruas da cidade.
“A população pode nos ajudar avisando quando ver algum ato de vandalismo em árvores nas ruas. São casos isolados que, quando ocorrem, causam indignação em todos nós”, completou Salgueiro.
Quem ver atos de vandalismo, alguém quebrando as mudas de árvores, deve ligar imediatamente para o telefone 156 da Central de Atendimento da Prefeitura ou para o 153 da Guarda Municipal.
100 Mil Árvores
Todos os plantios feitos em vias públicas fazem parte do programa 100 mil árvores de Curitiba. Lançado na primavera de 2019, o programa já ultrapassou a marca de 550 mil árvores plantadas na cidade.
Os plantios são grandes aliados das ações para mitigação e resiliência frente às mudanças climáticas. As árvores ainda promovem sombra, diminuindo as ilhas de calor, e servem de abrigo à fauna silvestre.
Benefícios das árvores
- Auxiliam na purificação e umidade do ar, com a redução da poluição;
- Ajudam a controlar a temperatura urbana;
- Funcionam como barreira para amenizar os ruídos nas vias públicas;
- Atuam na manutenção da umidade relativa do ar em nível adequado;
- Causam bem-estar psicológico e físico;
- Servem de abrigo e de alimentação para a fauna silvestre urbana.