Reduzir o risco de desastres e atender a qualquer tipo de emergência, de forma coordenada e adequada, é o objetivo do Curso de Gerenciamento em Proteção e Defesa Civil que os administradores regionais de Curitiba e equipes fazem no Centro de Formação e Desenvolvimento Profissional da Guarda Municipal, no Capão Raso.
“Os administradores regionais, que também são subsecretários de Proteção e Defesa Civil, e os representantes de todos os órgãos da Prefeitura precisam estar preparados para qualquer situação. Todos nós, na estrutura da administração municipal, somos Defesa Civil”, observou o coordenador da Defesa Civil de Curitiba, inspetor Nelson Ribeiro.
Para a administradora regional da Matriz, Ariane Regis Silva, a oportunidade é necessária para quem atua perto do público. “Com treinamento e informação, podemos minimizar os efeitos dos desastres. O preparo evita o desespero no momento da crise. Depois desse curso, teremos conhecimento para tomarmos atitudes de forma apropriada”, opinou.
Conhecimentos para o dia a dia
O curso começou nesta segunda-feira (10/2). Protocolos de atendimento a emergências, primeiros socorros, prevenção e combate a incêndios, atendimento a emergências com produtos perigosos e resgate de pessoas ilhadas estão entre os temas do curso. Nesta terça-feira (11/2), o secretário da Defesa Social e Trânsito, Rafael Vianna, deu aula sobre Comunicação em SCI (Sistema de Comando em Incidentes).
São 40 horas de treinamento teórico e prático. Na quinta (13/2) e na sexta-feira (14/2), o aprendizado ficará por conta de simulações em que os participantes poderão demonstrar parte dos conhecimentos adquiridos durante a semana. Nessas datas, as aulas acontecerão no Centro de Formação e no Parque Passaúna.