O alto volume de chuvas registrado em Curitiba, desde quarta-feira (4/10), provocou a queda de dezenas de galhos e árvores por diversos bairros da cidade. Com a melhora do tempo na manhã desta segunda-feira (9/10), as equipes da gerência de Arborização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Curitiba e das Administrações Regionais da Prefeitura trabalham para fazer os atendimentos que restaram e amenizar os estragos provocados pela chuva.
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), nos últimos cinco dias choveu cerca de 200 milímetros em Curitiba, a maior parte na quarta-feira e no sábado, com 70,2 mm e 49 mm, respectivamente. Para esta segunda-feira (9/10), não há previsão de chuvas.
Durante todo o fim de semana as equipes da Prefeitura ficaram em prontidão atendendo as emergências. O prefeito em exercício, Eduardo Pimentel, vistoriou áreas atingidas pelas chuvas na manhã de domingo (8/10).
“Curitiba soube suportar bem o volume das chuvas, fruto de muitas obras que já fizemos. Seguimos atentos, com a Defesa Civil, Guarda Municipal, FAS, Setran e Meio Ambiente, toda equipe auxiliando a população em qualquer ocorrência que possa acontecer”, disse Eduardo Pimentel.
Árvores e galhos
No domingo (8/10) foram registradas 16 solicitações por quedas de galhos e árvores nos seguintes bairros: Seminário, Água Verde, Santa Cândida, Sítio Cercado, Rebouças, Jardim Botânico, Cascatinha, Capão Raso e Bigorrilho. A maioria das solicitações já foi atendida pelas equipes de Arborização do Meio Ambiente. Entre quarta-feira (4/10) e o domingo (8/10) foram registradas 118 solicitações de retiradas de galhos e árvores caídas.
Monitoramento
As equipes da Prefeitura estão em atenção às possíveis emergências que possam ocorrer. A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil continua em constante monitoramento.
Curitiba contra as Cheias
Para prevenir alagamentos e minimizar os impactos das fortes chuvas, a Prefeitura de Curitiba desenvolve o programa Curitiba Contra as Cheias, executado pelo Departamento de Pontes e Drenagem da Secretaria Municipal de Obras Públicas. São obras de macrodrenagem que aumentam a capacidade de extravasamento de rios e córregos e ajudam a capacidade de a rede suportar grandes precipitações.
Durante a gestão Rafael Greca, desde 2017, foram concluídas 24 obras que minimizam a incidência de alagamentos causados por eventos pluviométricos de maior intensidade. Destas, 17 obras foram iniciadas e concluídas em menos de um ano.
Outras cinco obras com a mesma finalidade estão em andamento. O investimento total é de R$ 258.755.363,89.
Além de um investimento estimado de R$ 170.000.000,00 em serviços, que incluem mais de 11.600 ações, entre elas estão 40.946 metros de execução de galerias de águas pluviais e 363.455 metros de limpeza e desassoreamento de rios e córregos da cidade.
Para reduzir os impactos das fortes chuvas são realizados serviços constantes em galerias, canalizações, perfilamento de rios, reservatórios de contenção de cheias e limpeza de rios e córregos. Um conjunto de ações para minimizar o impacto das fortes chuvas e garantir segurança à população.
Amigo dos Rios
O programa Amigo dos Rios da Secretaria Municipal do Meio Ambiente está constantemente monitorando os rios e córregos da cidade, realizando limpezas para remover não apenas materiais vegetais, mas também itens descartados indevidamente pela população, como sofás, fogões e colchões.
Implantado em 2019, o Amigo dos Rios visa à melhoria e recuperação dos rios da cidade, com uma série de ações voltadas para a regularização das ligações de esgoto, fiscalização, limpeza de rios, obras e Educação Ambiental.
É um trabalho amplo e integrado, que envolve também a comunidade com a formação de grupos de apoio local, como prioridade para o Rio Belém (e suas microbacias), que nasce e termina dentro da cidade.
O Amigo dos Rios também trabalha nas outras bacias da cidade nos rios Passaúna, Barigui, Atuba, Iguaçu e Ribeirão dos Padilha.
Central 156
O cidadão que precisa comunicar a Prefeitura sobre estragos provocados pelas chuvas deve utilizar o telefone 156 da Central de Atendimento ao Cidadão, o site ou o aplicativo do serviço disponível na Apple Store e Google Play Store. O atendimento é feito por ordem de pedido e também de acordo com a gravidade da situação relatada.
A Defesa Civil registra as ocorrências que chegam ao município pelo telefone de emergência 199 (alagamentos), pelo 156 (Central de Atendimento ao Cidadão, que registra as solicitações para retiradas de árvores) e pelo 153 (Centro de Operações da Guarda Municipal para fornecimento de lona).
Outras situações decorrentes de chuvas ou temporais podem ser atendidas pelo Corpo de Bombeiros (193 - resgate) e pela Copel (falta de luz).