Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Quedas de árvores e galhos

Equipes da Prefeitura de Curitiba trabalham na limpeza para diminuir os impactos do vendaval

Equipes da Prefeitura de Curitiba trabalham para fazer a limpeza e diminuir os impactos do vendaval de quinta-feira. Foto: Daniel Castellano/SMCS

Os fortes ventos registrados em Curitiba na tarde de quinta-feira (21/3) causaram algumas quedas de árvores e de galhos. As equipes da Prefeitura de Curitiba estão trabalhando nas ruas, na manhã desta sexta-feira (22/3), fazendo a limpeza e o rescaldo da chuva e do vendaval. Alguns galhos também caíram na manhã desta sexta, nos bairros Mercês, Sitio Cercado, Boa Vista, Água Verde, Jardim Social, Vista Alegre, São Braz e Boqueirão.

De acordo com informações da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Curitiba, a cidade recebeu rajadas de vento de 36 km/h na tarde de quinta-feira (21/3). E o acumulado de chuvas foi de 4,6 milímetros, entre 15h30 e o final da tarde. Não houve registros de desabrigados ou desalojados.

No bairro Orleans, na Regional Santa Felicidade, ocorreu uma queda de araucária sobre um ônibus da linha Fernão Dias, na Rua Virgínia Dalabona. A árvore também atingiu cabos de fiação elétrica e a região ficou sem energia.

As equipes do Meio Ambiente e os agentes da Setran foram imediatamente acionados para a limpeza e organização do trânsito. 

A Prefeitura de Curitiba, as equipes da Guarda Municipal, servidores públicos e os agentes da Defesa Civil das Administrações Regionais estão em atendimento e permanecem em atenção a possíveis ocorrências.

Curitiba contra Cheias

Com a coordenação da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), através do Departamento de Pontes e Drenagem, a Prefeitura faz importantes obras de macrodrenagem em vários pontos da cidade.

Também continua em andamento a limpeza e desassoreamento de rios e córregos para retirar bancos de areia que causam afunilamento das calhas e dificultam o fluxo de escoamento da água.

Prevenir os alagamentos também depende do comportamento da população, que deve destinar corretamente o lixo e materiais que podem ser reciclados. Lixo, resto de materiais de construção, móveis e outros entulhos jogados em locais inadequados acabam indo para as galerias de captação das águas das chuvas, nos rios, gerando obstruções e potencializando alagamentos.

Amigo dos Rios

O programa Amigo dos Rios, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, está constantemente monitorando os rios e córregos da cidade, realizando limpezas para remover não apenas materiais vegetais, mas também itens descartados indevidamente pela população, como sofás, fogões e colchões.

Implantado em 2019, o Amigo dos Rios visa à melhoria e recuperação dos rios da cidade, com uma série de ações voltadas para a regularização das ligações de esgoto, fiscalização, limpeza de rios, obras e Educação Ambiental.

É um trabalho amplo e integrado, que envolve também a comunidade com a formação de grupos de apoio local, como prioridade para o Rio Belém (e suas microbacias), que nasce e termina dentro da cidade.

O Amigo dos Rios também trabalha nas outras bacias da cidade nos rios Passaúna, Barigui, Atuba, Iguaçu e Ribeirão dos Padilhas.

Central 156

O cidadão que precisa comunicar a Prefeitura sobre estragos provocados pelas chuvas deve utilizar o telefone 156 da Central de Atendimento ao Cidadão, o site www.central156.org.br ou o aplicativo do serviço disponível na Apple Store e Google Play Store. O atendimento é feito por ordem de chamada e também de acordo com a gravidade da situação relatada.

A Defesa Civil registra as ocorrências que chegam ao município pelo telefone de emergência 199 (alagamentos), pelo 156 (Central de Atendimento ao Cidadão, que registra as solicitações para retiradas de árvores) e pelo 153 (Centro de Operações da Guarda Municipal para fornecimento de lona).

Outras situações decorrentes de chuvas ou temporais podem ser atendidas pelo Corpo de Bombeiros (193 - resgate) e pela Copel (falta de luz).