Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Zelo pela cidade

Equipes da Prefeitura de Curitiba fazem podas preventivas das árvores em Santa Felicidade

Equipes da Prefeitura fazem manutenções com poda e retirada de erva-de-passarinho das árvores da Avenida Manoel Ribas, em Santa Felicidade. Curitiba, 07/08/2023. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

As árvores tipuanas, que dão sombra e embelezam o trecho histórico da Avenida Manoel Ribas, em Santa Felicidade, estão recebendo podas de manutenção no trecho onde começa o paralelepído até a igreja do bairro.

Os serviços começaram na manhã desta segunda-feira (7/8) e são feitos por equipes de Arborização e Produção Vegetal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Também estão sendo retiradas ervas-de-passarinho dos galhos para evitar quedas e acidentes.

Segundo o diretor de Arborização e Produção Vegetal, José Roberto Roloff, os trabalhos devem durar cerca de duas semanas. Durante esse período, os motoristas que circulam pela Avenida Manoel Ribas precisam ficar atentos e diminuir a velocidade. Os serviços são feitos das 8h até as 17h. 

Para a manutenção ser feita, uma das faixas da avenida é bloqueada. Assim, os caminhões munck alcançam os galhos a serem podados. Outros dois caminhões também ficam nos locais para retirar os resíduos vegetais. “Tudo é limpo pelas equipes, não fica nenhum galho nas calçadas ou na rua”, explicou Roloff. 

As equipes estão trabalhando entre os imóveis de número 5.774 a 5.966 da Avenida Manoel Ribas.

“Esse é um serviço periódico, preventivo e de manutenção. A erva-de-passarinho se alimenta da seiva das árvores e as deixa doentes, pode matar as plantas. Com isso aumentam os riscos de queda e acidentes”, explicou Roloff.

Os galhos das árvores ficam mais pesados com as ervas-de-passarinho e com as chuvas também aumentam as chances de quedas.

Serviço importante

Para o fotógrafo Luiz Schmuck, que tem um estúdio de fotos há 50 anos no bairro São Braz, os serviços de manutenção da Prefeitura nas árvores históricas de Santa Felicidade são muito importantes.

“São árvores grandes, antigas, que precisam de manutenção para não ter nenhum acidente. Esse trecho aqui tem muita circulação de pedestres”, afirmou Schmuck, que fez muitas fotos da Festa da Uva e do Vinho ali no trecho da Avenida Manoel Ribas. 

O comerciante Domingos Kuzman também aprovou a poda preventiva das árvores. “Os turistas elogiam muito aqui o nosso bairro de Santa Felicidade e a Prefeitura sempre mantém tudo limpo e organizado. Essas árvores são antigas e conforme o vento pode cair alguns galhos. A manutenção é importante para evitar acidentes”, disse.