Durante o fim de semana e a manhã desta segunda-feira (30/10), as equipes da Prefeitura de Curitiba estão trabalhando para fazer os atendimentos emergenciais por conta das fortes chuvas que caíram na cidade nos últimos dias. No domingo (29/10), a Central 156 recebeu 45 solicitações para limpeza de queda de galhos e de árvores. A maioria dos serviços foi feita no mesmo dia, com a liberação das vias e das calçadas.
Na manhã desta segunda-feira (30/10) estão sendo feitos apenas trabalhos de rescaldo pelas equipes da gerência de Arborização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Curitiba e das Administrações Regionais da Prefeitura. Durante o fim de semana, foi feita uma força-tarefa de servidores da Prefeitura para os atendimentos emergenciais.
De acordo com Centro Municipal de Gerenciamento de Riscos de Desastres, a precipitação acumulada de chuvas no fim de semana chegou a 119,4 mm. As rajadas de vento no domingo (30/10) chegaram a 39,2 km/h, segundo o Simepar.
Os bairros mais atingidos por quedas de árvores foram o Tatuquara, Pilarzinho, Vista Alegre, Caximba, CIC, Boqueirão, Tingui, Cachoeira, Cajuru, Santa Felicidade, Uberaba, Jardim das Américas e Novo Mundo.
Outubro mais chuvoso em 26 anos
Desde 1º de outubro já choveu na cidade 559,8 mm, número que surpreende porque a média de chuvas em Curitiba para este mês é de 144 mm, segundo o Simepar. De acordo com o instituto, a capital está tendo o mês de outubro com o maior volume de chuvas em 26 anos.
Monitoramento
As equipes da Prefeitura estão em atenção às possíveis emergências que possam ocorrer. A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil continua em constante monitoramento.
Curitiba contra as Cheias
Para prevenir alagamentos e minimizar os impactos das fortes chuvas, a Prefeitura de Curitiba desenvolve o programa Curitiba Contra as Cheias, executado pelo Departamento de Pontes e Drenagem da Secretaria Municipal de Obras Públicas. São obras de macrodrenagem que aumentam a capacidade de extravasamento de rios e córregos e ajudam a capacidade de a rede suportar grandes precipitações.
Durante a gestão Rafael Greca, desde 2017, foram concluídas 24 obras que minimizam a incidência de alagamentos causados por eventos pluviométricos de maior intensidade. Destas, 17 obras foram iniciadas e concluídas em menos de um ano.
Outras cinco obras com a mesma finalidade estão em andamento. O investimento total é de R$ 258.755.363,89.
Além de um investimento estimado de R$ 170.000.000,00 em serviços, que incluem mais de 11.600 ações, entre elas estão 40.946 metros de execução de galerias de águas pluviais e 363.455 metros de limpeza e desassoreamento de rios e córregos da cidade.
Para reduzir os impactos das fortes chuvas são realizados serviços constantes em galerias, canalizações, perfilamento de rios, reservatórios de contenção de cheias e limpeza de rios e córregos. Um conjunto de ações para minimizar o impacto das fortes chuvas e garantir segurança à população.
Amigo dos Rios
O programa Amigo dos Rios da Secretaria Municipal do Meio Ambiente está constantemente monitorando os rios e córregos da cidade, realizando limpezas para remover não apenas materiais vegetais, mas também itens descartados indevidamente pela população, como sofás, fogões e colchões.
Implantado em 2019, o Amigo dos Rios visa à melhoria e recuperação dos rios da cidade, com uma série de ações voltadas para a regularização das ligações de esgoto, fiscalização, limpeza de rios, obras e Educação Ambiental.
É um trabalho amplo e integrado, que envolve também a comunidade com a formação de grupos de apoio local, como prioridade para o Rio Belém (e suas microbacias), que nasce e termina dentro da cidade.
O Amigo dos Rios também trabalha nas outras bacias da cidade nos rios Passaúna, Barigui, Atuba, Iguaçu e Ribeirão dos Padilha.
Central 156
O cidadão que precisa comunicar a Prefeitura sobre estragos provocados pelas chuvas deve utilizar o telefone 156 da Central de Atendimento ao Cidadão, o site ou o aplicativo do serviço disponível na Apple Store e Google Play Store. O atendimento é feito por ordem de pedido e também de acordo com a gravidade da situação relatada.
A Defesa Civil registra as ocorrências que chegam ao município pelo telefone de emergência 199 (alagamentos), pelo 156 (Central de Atendimento ao Cidadão, que registra as solicitações para retiradas de árvores) e pelo 153 (Centro de Operações da Guarda Municipal para fornecimento de lona).
Outras situações decorrentes de chuvas ou temporais podem ser atendidas pelo Corpo de Bombeiros (193 - resgate) e pela Copel (falta de luz).