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Abordagem e acolhimento

Equipes da Prefeitura de Curitiba ampliam esforços para oferecer atendimento à população de rua na área central

Prefeitura de Curitiba reforça os serviços de abordagem social destinados às pessoas em situação de rua. Curitiba,10/01/2025. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

A Prefeitura de Curitiba reforçou o suporte oferecido às pessoas em situação de rua no período noturno, especialmente na área central da cidade. Para a intensificação do serviço, desde esta quinta-feira (9/11) as equipes da Fundação de Ação Social (FAS) ampliaram a extensão das áreas atendidas e também o número de vezes que passarão por cada uma delas para oferecer acolhimento. 

O objetivo é intensificar a assistência que já é ofertada 24 horas por dia a essa população, considerada prioridade pela gestão do prefeito Eduardo Pimentel. A área central concentra 60% das pessoas em situação de rua em Curitiba.

“Nosso objetivo é que as elas aceitem atendimento, se vinculem aos nossos serviços e possam construir novos projetos de vida para deixar as ruas, com ajuda das nossos técnicos”, afirma Renan de Oliveira Rodrigues, presidente da FAS.

As abordagens contam com sete equipes da Central de Encaminhamento Social 24 Horas (CES) circulando pelas ruas todas as noites, a partir das 19h. 

Além de atender solicitações feitas pelo telefone 156, os educadores sociais percorrem roteiros pré-definidos para abordar e oferecer atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Dentro desses roteiros estão cinco praças, 33 ruas e espaços públicos como o Largo da Ordem, o Terminal Guadalupe e o Mercado Municipal, que concentram um grande número dessa população.

Na noite desta quinta-feira (9/1) e madrugada de sexta (10/1), a FAS realizou 46 abordagens sociais na área central e 26 pessoas aceitaram seguir com as equipes para as unidades de acolhimento, onde encontram local para fazer a higiene, se alimentar e dormir protegidas. Outras 20 recusaram atendimento.

Mais importante do que o acolhimento, as pessoas que aderem aos serviços recebem suporte técnico para identificar suas principais necessidades e são encaminhadas a vários serviços, inclusive de outras políticas públicas, como saúde e trabalho, além da confecção de documentos. “Temos equipes capacitadas para o desenvolvimento de planos individuais voltados à saída definitiva das ruas e à conquista de autonomia”, ressalta Renan.

Abordagem 24 horas

O serviço de abordagem a pessoas em situação de rua continua durante o dia e é executado pela Central de Encaminhamento na Regional Matriz e pelos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) nas outras nove regionais da cidade.  

Pessoas em situação de rua com problemas de saúde têm atendimento especial. Além de serem monitoradas constantemente pelas equipes, que já conhecem cada caso, elas podem ser encaminhadas para unidades de saúde do município.

Proteção

Amigas, as gaúchas Bárbara Martins, 19 anos, e Andy Pinheiro, 25 anos, chegaram na noite desta quinta-feira no Centro de Atendimento Intersetorial às Pessoas em Situação de Rua (FAS-SOS) em busca de acolhimento. Elas foram levadas pela equipe de abordagem para o Hotel Social Eilat, que atende mulheres trans e travestis, para que pudessem ficar protegidas.

“Nossas cidades não têm um hotel como esse, vai ser bom ficar aqui e não na rua”, disse Bárbara, que chegou há três dias a Curitiba com a colega. Ela contou que não conhecia a cidade e não soube dizer porque escolheram Curitiba para viajar. Sem uma rede de apoio e dinheiro, dormiram uma noite na rua.

No primeiro ponto da ação, a Praça Rui Barbosa, as equipes abordaram várias pessoas, mas apenas três aceitaram seguir com os educadores sociais, depois de um trabalho de convencimento. Duas mulheres foram levadas para a Casa de Passagem para Mulheres e um homem para a Casa de Passagem Doutor Faivre. Outro homem procurou a equipe espontaneamente para pedir acolhimento na Casa de Passagem Padre Pio, onde já é atendimento e conhece o espaço.  

Balanço

Desde o dia 1º de janeiro, a FAS realizou 378 abordagens sociais a pessoas em situação de rua na cidade. O trabalho foi feito a partir de solicitações que chegaram à Central 156 e em roteiros de busca ativa pelas equipes da CES e dos dez Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) instalados nas regionais. Durante todo o ano de 2024, a CES totalizou 43.391 abordagens sociais.

Central 156

A Prefeitura pede a ajuda da população para atender as pessoas em situação de rua. A orientação é para que entrem em contato com a Central 156, por telefone, site ou pelo aplicativo Curitiba 156, sempre que avistarem alguém nessa condição.