Nesta quarta-feira (4/12), as equipes de saúde bucal do município se reuniram para trocas de experiências exitosas no atendimento da rede municipal de saúde de Curitiba. A Jornada da Saúde Bucal, que aconteceu em dois turnos (manhã e tarde) no Salão de Atos do Parque Barigui, contou com a participação de cerca de 400 pessoas.
Durante o evento, a coordenadora da saúde bucal do município, Viviane Gubert, fez um balanço dos avanços nos últimos oito anos de gestão, tais como: a implementação do agendamento da odontologia na recepção da unidade e por meio do aplicativo Saúde Já Curitiba, reforma de todas as clínicas odontológicas num investimento de quase R$ 9 milhões, entrada de novos profissionais, incremento dos horários de atendimento odontológico nas UPAs, avanços nos serviços especializados de odontologia, entre outros.
“Sem falar que nestes anos fomos eleitos duas vezes pelo Conselho Federal de Odontologia como a melhor saúde bucal do país”, afirmou. “Nada disso aconteceria se não fosse esse grande time de profissionais de odontologia comprometidos a apoiados por uma gestão que reconhece e acredita o quanto impactamos na vida da população, porque sempre temos que ter em mente que é por ela que estamos aqui, no serviço público”, completou a coordenadora.
A cirurgiã-dentista e secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella, foi a responsável por fazer a abertura do evento, tanto no período da manhã, quanto à tarde.
“Todo o trabalho que vocês fazem no dia a dia resulta em mais saúde para a nossa população. Vocês rendem para a população mais sorrisos e mais autoestima”, disse.
A Jornada de Saúde Bucal contou, ainda, nos dois turnos, com uma palestra do professor doutor Rodrigo Otávio dos Santos, da Uninter. Com o tema “Redes Sociais e Bem-Estar: Conectando Saúde e Consciência Digital”, ele abordou os impactos destas plataformas na saúde mental da população.
Os presentes também puderam conhecer algumas experiências exitosas em saúde bucal inscritas por Curitiba na 1ª Mostra Comemorativa aos 20 anos da Política Nacional de Saúde Bucal – Brasil Sorridente, promovida pelo Ministério da Saúde e pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), nos últimos dias 21/11 e 22/11, em Brasília.