Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Antes da volta às aulas

Equipe de obras da Educação faz vistoria minuciosa em todas as escolas e CMEIS

Secretário Municipal de Educação, Jean Pierre Neto, chefe do núcleo Matriz, Pedro Andrade, diretora CMEI Centro Cívico Andrea Rosa, servidora da educação, Karla Kuhene, assessora do gabinete, Edicleia moscardini, realizam vistoria de volta às aulas no CMEI Centro Cívico. Curitiba, 16/01/2025. FOTO: Isabella/SMCS

Todas as unidades educacionais da rede municipal de ensino curitibana serão vistoriadas pelo time de Obras da Secretaria Municipal da Educação até a volta às aulas, em 12 de fevereiro. São 427 unidades – 188 escolas (quatro especiais) e 239 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

O objetivo, segundo explica o secretário municipal da Educação, Jean Pierre Neto, é mapear a situação de cada unidade e garantir que todas estejam prontas para receber as crianças e estudantes no retorno das aulas, tanto em relação à infraestrutura quanto aos recursos humanos e pedagógico.

“Estamos empenhados em cobrir toda a rede com um levantamento minucioso para entender as necessidades e as dificuldades de cada escola e cada região. A secretaria e os núcleos regionais da Educação têm a função de dar suporte para que as unidades funcionem da melhor maneira possível, priorizando o estudante”, afirma o secretário.

Nesta quinta-feira (16/1), o secretário e a equipe de Obras estiveram na Escola Municipal Professora Nansyr Cecato Cavichiolo, no bairro Parolin. Inaugurada em 2012, a escola tem cerca de 400 estudantes. O administrador da regional, Rodrigo Reis, a diretora Márcia Quadri, a chefe de Núcleo Suzana Galeazzi e o líder comunitário Edson do Parolin acompanharam a vistoria, na qual foram listadas as providências necessárias.

“Cada unidade será atendida conforme a necessidade e dentro das prioridades", pontuou o secretário, que em seguida visitou o CMEI Guilherme Canto Darin, ao lado da diretora Danielle Américo.

Na quarta-feira (15/1), a visita foi ao CMEI Centro Cívico, no bairro de mesmo nome. O CMEI atende 130 crianças. Acompanhado do chefe do Núcleo da Matriz, Pedro Andrade, e da diretora Andrea Rosa, o secretário vistoriou as salas, lactário e áreas externas.

Na semana passada, as vistorias foram em obras e reformas na CIC e na Regional Portão. Acompanhando o prefeito Eduardo Pimentel, o secretário esteve nas obras do novo CMEI CIC II e verificou o andamento da ampliação da Escola Municipal Integral Zélia Pavão, além do CMEI Liete Blume, que fica ao lado da escola, no Seminário.

Reformas em janeiro

Cerca de 70 escolas e CMEIs nas dez administrações regionais de Curitiba recebem, neste início de ano, algum tipo de intervenção da Coordenadoria de Obras.

As ações incluem serviços de pintura, em pisos, telhados, banheiros, gradis, muros, caixas d´água, refeitórios, adaptações de espaços para as turmas do integral, instalação de trocadores, entre outras.