Para debater o envelhecimento com dignidade, profissionais e estudantes de várias áreas da saúde participaram, nesta quinta-feira (5/10), da sexta edição da Jornada Interdisciplinar do Idoso.
No evento, a secretária municipal da Saúde, Beatriz Bastistella, destacou a importância de incentivar estudos e práticas que foquem o envelhecimento saudável da população.
“Essa é a riqueza do SUS de Curitiba: investir em ações que promovam saúde”, disse a secretária. Segundo ela, é preciso recuperar quem está doente, mas também trabalhar para diminuir a necessidade dos serviços de saúde.
A gerente de Ensino e Pesquisa da Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas), Isabel Zanata, contou que a temática desta edição foi escolhida pelos alunos do Programa de Residência Multiprofissional de Saúde do Idoso (responsável pela organização do evento).
“Os residentes tiveram a ideia de ampliar a discussão para além do processo saúde e doença, de debater aspectos sociais e psicológicos do envelhecimento, além da relação do idoso com a cidade, de autonomia”, afirmou Isabel.
O evento foi realizado em parceria com o Centro de Capacitação e Desenvolvimento Humano (Cecadeh) da Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas). Foi o encerramento da programação da Semana do Idoso, promovida pela Feas, em alusão ao Dia Mundial da Pessoa Idoso, celebrado em 1º de outubro.
Durante a semana, foram realizadas palestras abertas à comunidade sobre o Estatuto do Idoso e bem-estar.
Exposição
Na entrada do auditório foi lançada a exposição fotográfica “Envelhecendo com dignidade”, de autoria de Juliana Rybzinski e Gabriela Visnieski Siqueira, ambas funcionárias da Feas. Elas fotografaram colegas de trabalho com mais de 60 anos.
Feas
Com cerca de 4 mil funcionários, a Feas é um órgão da administração indireta da Prefeitura. Administra 28 unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) de Curitiba, como o Hospital Municipal do Idoso; o programa Saúde em Casa; o Centro Médico Comunitário Bairro Novo; as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Tatuquara, Boqueirão, Fazendinha e CIC; e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Presenças
A abertura do evento também contou com a presença do diretor-geral da Feas, Seziferdo Paz; do diretor-executivo do Hospital Municipal do Idoso, Peterson de Souza; da vice-presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Uiara Ribeiro; funcionários e estudantes universitários.