O Engenho da Inovação, no Rebouças, recebeu nesta terça-feira (14/2) o lançamento da 5ª edição do Rocket, o maior reality show de inovação do Brasil, produzido pela Rede Paranaense de Comunicação (RPC).
O evento marcou a abertura das inscrições, que vão até 13 de março para as startups interessadas em participar da competição, e contou as novidades para esta nova edição da disputa.
O local do lançamento foi escolhido pelo fato de o Engenho, sede da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, ser referência na cidade como o coração do Vale do Pinhão, o ecossistema de inovação curitibano.
“A Agência Curitiba e a Prefeitura apoiam o Rocket 2023, uma competição que também é grande vitrine para a evolução das startups, gerando ações inovadoras para as cidades e para as pessoas”, afirmou o diretor técnico da Agência Curitiba, Paulo Krauss.
Assim como o Vale do Pinhão, o ecossistema de inovação criado pela Prefeitura de Curitiba e que envolve startups, investidores, empreendedores, universidades, pesquisadores, estudantes, gestores públicos e outros interessados em negócios de tecnologia e inovação, o Rocket ajuda a promover a busca de soluções e a fomentar o desenvolvimento econômico das pessoas e do município.
Krauss lembrou que, se hoje Curitiba tem o segundo melhor ambiente de negócios para as startups, isso é resultado da integração do Vale do Pinhão em ações como o Rocket, produzido pela RPC.
Startups “em casa”
O Engenho da Inovação foi escolhido para o lançamento por simbolizar que o Vale do Pinhão é onde as startups se sentem em casa, afirmou o gerente de produtos e formatos da RPC, Alexandre Gurtat.
Em clima de descontração, com café da manhã, games e cabine de fotos, o lançamento contou com a presença dos vencedores das quatro edições anteriores: Byke Station/Market4u (2019), Virtual Clin (2020), Inspecto Agri (2021) e a participante do programa de coworkings públicos da Prefeitura, os Worktibas, a Papoom (2022).
O diretor de programação da RPC, Marcelo Dias Lopes, lembrou que a parceria do Rocket com o Vale do Pinhão e a Prefeitura de Curitiba fortalece ecossistema inovador da cidade.
“Ter o Vale do Pinhão conosco é fundamental porque é um grande ímã da inovação, concentra todo mundo no seu entorno. Juntos, criamos uma força para ajudar as startups e pequenas empresas a se desenvolverem”, destacou Lopes.
Nos quatro primeiros anos, 130 empresas e startups já passaram pelo Rocket, vindas de dez diferentes estados.
Inscrições e novidades
Nesta quinta temporada da competição, 40 startups serão selecionadas em quatro órbitas: agro e indústria, vida, gestão e varejo.
As inscrições podem ser realizadas pelo site do Rocket 2023 até as 23h59 do dia 13 de março.
Em 2023, o Rocket terá novidades, como a Academia da Inovação - um conjunto de masterclass com grandes nomes do empreendedorismo e da inovação, e também o Rocket Hackathon, uma prova de 12 horas de duração e o desafio aberto ao público de apresentar soluções que impactam a sociedade, avaliadas por um grupo de jurados.
O Vale do Pinhão
O Vale do Pinhão é um ecossistema de inovação, movimento criado pela Prefeitura de Curitiba, por meio da Agência Curitiba, para promover ações que contribuam para o desenvolvimento da capital como smart city (cidade inteligente), fortalecendo o ambiente de inovação por meio do empreendedorismo, economia criativa e tecnologia.
O ecossistema de inovação do Vale do Pinhão é composto por universidades, aceleradoras, incubadoras, fundos de investimento, centros de pesquisa e desenvolvimento, startups e movimentos culturais e criativos.