Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Aperfeiçoamento

Engenheiros ampliam conhecimentos sobre pavimentação

Curso de pavimentação rígido na SMOP. Curitiba, 18/06/2021. Foto: Hully Paiva/SMCS

 

Nesta sexta-feira (18/6), equipe do Departamento de Pavimentação da Secretaria Municipal de Obras Públicas formada por 11 engenheiros e dois estagiários concluiu o treinamento sobre sistemas construtivos a base de cimento para pavimentação. Foram três dias de curso ministrado pelo engenheiro especialista e mestrando Alex Maschio. 

O objetivo era aperfeiçoar os conhecimentos dos profissionais no processo de execução e controle (fiscalização) das obras que se utilizam do produto. Em complemento também foi promovido treinamento para representantes de três empresas vencedoras de processos licitatórios para implantação de pavimento alternativo. Neles está prevista a execução da pista de rolamento com paver, que é o bloco de concreto intertravado. 

Para o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, a busca por aperfeiçoamento técnico conecta a equipe com a realidade das intervenções que estão em andamento na cidade e com necessidades futuras. Ele também citou exemplos da utilização do cimento nos pisos de vias da capital, como nos casos de trechos das avenidas Iguaçu e Presidente Getúlio Vargas, no interior da trincheira da Rua General Mário Tourinho, em canaletas exclusivas para os ônibus, entre outros.

“Temos obras concluídas e em andamento em que a utilização do pavimento rígido se transformou na solução mais indicada para obter maior durabilidade do piso. Vejo no treinamento a oportunidade dos nossos servidores se atualizarem e receberem informações úteis na prática do seu trabalho”, disse Rodrigo Rodrigues. 

Curitiba como referência 

Participante do treinamento, a engenheira civil e servidora de carreira da Secretaria Municipal de Obras Públicas Manuela do Amaral Marqueño da Cunha coloca Curitiba como referência no Brasil na execução de pavimentos de concreto, principalmente por conta da aplicação do material nas vias exclusivas de transporte coletivo. Para ela, a reciclagem dos profissionais com cursos como o que foi ministrado é válida para manter o trabalho de excelência já realizado na cidade. 

“O treinamento foi muito válido, pois que os engenheiros mais novos tiveram a oportunidade de obter conhecimentos importantes sobre a fiscalização de obras de pavimentação urbana com soluções com cimento. Já, os engenheiros que atuam há mais tempo, tiveram a oportunidade de se atualizar e de trocar experiências, inclusive sobre os casos práticos tanto no Brasil como no exterior”, apontou Manuela do Amaral Marqueño da Cunha. 

Durante o treinamento foram abordados os seguintes temas: pavimento de concreto moldado in loco para BRTs e vias de tráfego leve; sub-base de concreto compactado com rolo (CCR); brita graduada tratada com cimento (BGTC); reciclagem com adição de cimento; pavimentos intertravados com blocos de concreto; pavimentos permeáveis de concreto; e calçadas em concreto e intertravado.