Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Agradecimento

Enfermeiros e técnicos de enfermagem são o coração do SUS Curitibano

Saúde celebra enfermeiros e técnicos de enfermagem com semana de atividades especiais. - Na imagem, Enfermeira Gisele Fogaça Boschetto Guarezi. Foto: Luiz Costa/ SMCS

 

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba celebra, de 9 e 16 de maio, a Semana da Enfermagem 2022 com uma agenda de atividades especiais, como palestras, ações de cuidado e autocuidados. O objetivo é dedicar agradecimento, na semana em que se comemora o Dia da Enfermagem (nesta quinta-feira, 12/5), aos profissionais que são a maioria da força de trabalho do SUS Curitibano e cada vez mais ocupam cargos de liderança na gestão.

Atualmente, enfermeiros e técnicos de enfermagem são 39% dos 9,1 mil trabalhadores da secretaria, onde atuam em todos os pontos da saúde pública. A categoria é responsável por 60% a 80% das ações na Atenção Básica, segundo estimativa do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

Fazem o acolhimento e diversos tipos de atendimentos aos curitibanos em cargos assistenciais, administrativos e de gestão em Unidades de Saúde, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Samu, equipes do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), hospitais, Centros de Atendimento Psicossocial (Caps), Central 3350-9000. 

“A enfermagem é de extrema importância para o funcionamento da Saúde. Curitiba reconhece o excelente trabalho e a dedicação de cada um desses profissionais”, destaca a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella.

Gestão na Saúde

Além da atuação na linha de frente do cuidado aos curitibanos, a Enfermagem está cada vez mais presente nos cargos de lideranças na gestão da saúde curitibana, contribuindo para assegurar a qualidade dos serviços prestados pela SMS. Ao todo, 191 enfermeiros atuam em cargos de coordenação, diretoria, gerência nas Unidades de Saúde, UPAs e hospitais do SUS Curitibano. A propria SMS foi comandada por uma enfermeira, a ex-secretária municipal da Saúde Márcia Huçulak, atualmente na assessora do prefeito Rafael Greca

É o caso da enfermeira Gisele Fogaça Boschetto Guarezi, 42 anos, que é a Autoridade Sanitária Local (ASL) da Unidade de Saúde Oswaldo Cruz. Ela diz que a presença da enfermagem nos postos de tomadas de decisão fortalece o sistema. 

“A Enfermagem vai assumindo, cada vez, mais novos papeis, abrindo novos espaços na Saúde. Acredito que, na gestão, contribuímos pela empatia de quem conhece, na prática, cada processo, sabe a estrutura necessária e o tempo que cada serviço ao usuário demanda, o que permite o apoio mais eficiente às equipes”, diz Gisele.

Por toda a cidade

Até 16 de maio, a SMS e seus dez Distritos Sanitários celebram a Semana da Enfermagem com o tema “A enfermagem no Contexto da pandemia pela covid-19: que lições aprendemos?”, com uma programação de atividades que se espalha por diversos pontos da cidade.

No distrito Bairro Novo, por exemplo, enfermeiros e técnicos de enfermagem foram convidados para ações de autocuidado, como uma manhã da beleza - com limpeza de pele e maquiagem -, tardes para aprender, na prática, culinária para alimentação saudável e atividade física.

A enfermeira Tatiane de Oliveira Rosa Leal, 39 anos, participou da manhã da beleza e diz ter se sentido prestigiada. “Passamos os últimos dois anos mascarados, de touca e deixando esse cuidado em segundo plano para focar o trabalho. Foi um presente que renova as energias, nos faz olhar para o espelho com a autoestima renovada”, disse. 

No Pinheirinho, além das ações de autocuidado, com o apoio de voluntários, os profissionais participam de oficinas sobre o acolhimento do usuário na Atenção Primária. O Distrito Sanitário do Tatuquara convidou os profissionais para um café da manhã seguido de palestras sobre a valorização profissional, autoestima e atividades lúdicas que abordam conceito da Saúde 4.1, sobre o uso das tecnológicas para um atendimento mais humanizado.

A Semana

A Semana da Enfermagem foi instituída pelo Governo Federal para celebrar os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem em maio, mês em que tem datas marcantes para as categorias. O Dia da Enfermagem, neste 12/5, homenageia a inglesa Florence Nightingale na data de seu nascimento. Ela é um ícone da enfermagem moderna, que ganhou destaque ao servir como chefe e treinadora de enfermeiras durante a Guerra da Criméia. Já em 20 de maio, celebra-se o Dia do Técnico e Auxiliar de Enfermagem, data que marca o falecimento de Ana Neri, pioneira da enfermagem brasileira, que prestou serviços voluntários em hospitais na Guerra do Paraguai.
 

LEIA MAIS