Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Servidores para a Saúde

Enfermeiros aprovados no concurso público da Prefeitura de Curitiba tomam posse

Posse de novos enfermeiros aprovados no concurso público da Prefeitura de Curitiba. Curitiba, 12/01/2024 Foto: Levy Ferreira/SMCS

A Prefeitura de Curitiba nomeou, nesta sexta-feira (12/1), 22 enfermeiros que foram aprovados no concurso público realizado em 2022. Pela primeira vez, os profissionais que ingressaram no quadro de servidores puderam optar por vagas em equipes volantes, além de vagas em unidades de saúde. Os classificados puderam escolher entre opções nos dez distritos sanitários de Curitiba.

As reuniões de posse foram realizadas na sede da Secretaria Municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap), no São Francisco. Esta foi a primeira posse de novos servidores estatutários em 2024.

“Os servidores das equipes volantes garantem a substituição de servidores que estejam em afastamentos legais, como férias, licença-maternidade, licença-prêmio. Essa é uma estratégia inovadora e importante para a equipe de servidores da unidade e para a comunidade, que continuará com atendimento ininterrupto”, explicou a enfermeira Marilis Natal, que integra a equipe de gestão de pessoas da Secretaria Municipal da Saúde.

A Secretaria da Saúde já conta com profissionais em equipes volantes dos cargos de médicos e cirurgiões-dentistas, fortalecendo a rede de atendimento.

Aqueles que participam das equipes volantes mantêm vínculo com o distrito sanitário escolhido, têm horário fixo de trabalho, com jornada de 30 horas semanais, assim como todos os demais enfermeiros da Prefeitura, e atendem as unidades daquela região, conforme a demanda de cada uma. Futuramente, esses servidores também poderão participar dos procedimentos de remanejamento interno das equipes da Secretaria da Saúde.

Para a nova servidora da Prefeitura, Karine Hiekis, de 27 anos, trabalhar em equipe volante não é uma novidade. Desde que começou a carreira profissional, há quatro anos, trabalha na área hospitalar.

“Tive a chance de trabalhar um tempo em cada setor do hospital. Assim, fui conhecendo um pouco de tudo. Foi uma experiência positiva”, avalia ela, que escolheu o Distrito Sanitário Boa Vista. “Meu sonho era a carreira pública”, declarou a animada enfermeira que “está com um frio na barriga” para os novos desafios na Prefeitura de Curitiba. “Vou passar da área hospitalar para a atenção primária”, resumiu.

É o que vai acontecer também com a experiente enfermeira Rosemari Cordeiro, de 59 anos, que trabalhou por 18 anos em hospital. “Esta foi a segunda vez que fiz concurso público. Desta vez, passei. Queria muito trabalhar na Prefeitura, trabalhar com a comunidade. Achei interessante a equipe volante”, afirmou Rose, que escolheu o Distrito do Portão.

Formada há pouco mais de um ano, a enfermeira Rayane Almeida Pinho Cruz, de 24 anos, escolheu viver em Curitiba e acaba de mudar-se para a cidade. Ela tomou posse e escolheu a Unidade de Saúde Santa Amélia, no bairro Fazendinha. “Acho Curitiba uma cidade linda e estou animada com a nova vida aqui. Sempre tive o desejo de ser servidora pública, devido à valorização”, declarou a jovem que chegou nesta semana de São Luís, capital do Maranhão.

Os novos enfermeiros do SUS curitibano receberam orientações dos servidores do Núcleo de Gestão de Pessoal – Saúde, área vinculada à Smap, sobre aspectos da vida funcional. A servidora Marcia Braz Machado fez uma rápida apresentação individualizada sobre as principais questões da carreira e a importância de cada um utilizar o Portal do Servidor, que reúne dezenas de serviços importantes, e de conhecer o RH Orienta, menu que apresenta os principais temas.

Em alta