A Prefeitura promoveu nesta sexta-feira (25/8), no auditório do Mercado Municipal, o primeiro encontro regionalizado com a comunidade para construção coletiva do III Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (PlanSan 2024-2027).
O encontro reuniu o Comitê Intersetorial do Poder Público e vários segmentos da sociedade para a estruturação conjunta do plano para os próximos quatro anos. As propostas eleitas nos encontros regionais (serão 3, no total) serão integradas às ações já definidas na Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea), realizada em julho.
“O que buscamos é construir essa política de maneira compartilhada, como uma política de Estado, independente da oscilação do cenário (político e econômico). Isso é o legado deixado pelo prefeito Rafael Greca, não só para Curitiba ou Região Metropolitana, mas para o país”, disse o secretário de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), Luiz Gusi.
O engajamento social é parte essencial para a elaboração do PlanSan. João Lima, presidente da Associação do Mercado Regional Cajuru, considera fundamental o envolvimento da comunidade em debates sociais e de combate à fome em parceria com o poder público.
“O país ainda apresenta grande problema sobre a questão alimentar e Curitiba tem demonstrado exemplo no combate a fome e na parte da alimentação. Essa relação da sociedade, das empresas e da Prefeitura fortalece as ações nesse sentido”, destacou.
A aposentada Celina Koaski de Araújo participa de encontros e várias ações municipais. Ela considera muito importante a presença da comunidade e isso, na visão de Celina, traz resultados práticos para a vida das pessoas. “Eu participo das reuniões do Sacolão da Família, por exemplo, e sempre levo as informações para familiares, amigos e vizinhança. O evento de hoje é mais um exemplo importante de como a integração com o município pode fazer a diferença”, disse.
Conferências
O encontro desta sexta-feira (25) reuniu secretários, diretores, gestores e administradores das regionais Cajuru, Santa Felicidade, Matriz e Boa Vista.
As demais conferências serão no dia 28, na Rua da Cidadania do Tatuquara, com representantes do Bairro Novo e Boqueirão; e no dia 29, na Rua da Cidadania do Pinheirinho, com a presença de moradores e das administrações regionais CIC, Fazendinha/Porão e Pinheirinho. Todos os encontros regionais acontecem das 13h30 às 17h.
De acordo com o diretor de Segurança Alimentar, Felipe Thiago de Jesus, o envolvimento regional nos encontros para debater o plano é fundamental para a composição de propostas verdadeiras e condizentes com a realidade da comunidade. “Somente com a construção colaborativa e participativa levantamos as necessidades e passamos a compreender as especificidades das comunidades”, explicou.