Nesta sexta-feira (4/4), o Liceu de Ofícios Criativos promoveu um evento que reuniu artesãos no Memorial de Curitiba. O encontro, marcado por uma programação diversificada e enriquecedora, proporcionou um espaço de diálogo, aprendizado e celebração, fortalecendo a comunidade criativa local.
A abertura foi marcada pelas boas-vindas feita por Andrea Cristina Carvalho, mentora do Liceu de Ofícios Criativos. Em seguida, a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra, compartilhou sua visão sobre a importância do artesanato para a economia local e para a promoção do turismo cultural na cidade.
“Valorizamos profundamente o trabalho do artesão, pois sabemos que vocês tecem os fios da cultura e da identidade de nossa cidade. Celebramos, portanto, a grande importância que cada um de vocês tem para o nosso tecido social e econômico. Este encontro não apenas nos une, mas também fortalece nossos laços e nutre iniciativas que impulsionam o setor criativo em nossa cidade”, declarou Tatiana.
Novas oportunidades
A artesã Mara Regina da Silva, 62 anos, é aluna do Liceu de Ofícios Criativos e participou de mais de 100 cursos no local. Ela conta que ampliou a gama de produtos que oferece aplicando as diversas técnicas de artesanato que aprendeu. Agora, comemora a nova fase profissional. A partir de segunda-feira (8/4), ela começa a comercializar suas peças no Empório Metropolitano do Pinheirinho.
“Todos os cursos são maravilhosos, um melhor que o outro. Estou muito feliz com essa nova fase, é um sonho que vai se realizando”, comemora Mara.
Um dos momentos inspiradores do evento foi a vivência conduzida por Virgínia Allgayer, intitulada "A construção de um sonho empreendedor começa com o primeiro passo". Os participantes puderam compartilhar experiências, desafios e estratégias para transformar suas paixões em negócios sustentáveis, estimulando o desenvolvimento pessoal e profissional de cada um.
A tarde seguiu com uma roda de choro, com os músicos Lucas Melo no violão de 7 cordas, Julião Boêmio no cavaquinho e Zélia Brandão na flauta transversal.