A Fundação de Ação Social (FAS) realizou, nesta quinta-feira (12/12), o Encontro dos Trabalhadores Sociais dos Acolhimentos da Pessoa em Situação de Rua. O evento, que reuniu cerca de 60 servidores no Salão do Lago, no Parque Barigui, teve como objetivo integrar as equipes e apresentar as ações desenvolvidas nas unidades voltadas a essa população.
Organizado pela Diretoria de Atenção à População em Situação de Rua (DPSR), o encontro buscou falar dos avanços, identificar desafios e planejar iniciativas para 2025 para melhoria das políticas públicas para as pessoas em situação de rua em Curitiba.
Durante o evento, foram apresentados os trabalhos realizados ao longo do ano em diversas unidades, como as Casas de Passagem para Mulheres, Padre Pio I e Boqueirão, além de iniciativas conduzidas em parceria com Organizações da Sociedade Civil (OSCs) contratadas pela Prefeitura.
Qualificação e atividades integradas
Entre os destaques, foram apresentados os cursos de capacitação profissional promovidos pelo programa Liceu de Ofícios e Inovação, além de atividades culturais e esportivas realizadas em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj).
No período da tarde, os participantes realizaram visitas técnicas aos hotéis sociais Eilat - o primeiro do Brasil voltado para o atendimento a mulheres trans e travestis em situação de rua -, Visconde e Paraty, assim como ao Centro Intersetorial de Atendimento a Pessoas em Situação de Rua – FAS SOS.
Reconhecimento e planejamento
A diretora de Atenção à População em Situação de Rua, Grace Puchett, destacou a importância do encontro tanto para o planejamento estratégico quanto para o reconhecimento dos servidores. “Falamos tanto em acolher as pessoas em situação de rua, mas este momento também foi planejado para acolher as equipes que realizam esse trabalho diariamente. É um reconhecimento pelo esforço realizado e uma oportunidade de integração e planejamento conjunto para 2025”, afirmou.
Grace também reforçou que a qualificação contínua e o fortalecimento das ações intersetoriais são fundamentais para garantir um atendimento mais eficiente e humano.
Para o educador social da Casa de Passagem e do Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP) Boqueirão, Cláudio Aparecido Silvério, o encontro foi importante para a troca de experiência entre os trabalhadores. “Foi uma oportunidade de conhecer experiências novas. Essa troca de informação melhora o trabalho de todos e faz com que todos os equipamentos usem as mesmas estratégias”, comentou.