Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Sexta-Feira Santa

Encenações da Paixão de Cristo reúnem 18 mil pessoas em seis bairros de Curitiba

Encenações da Paixão de Cristo reúnem 18 mil pessoas em seis bairros de Curitiba. Curitiba, 07/04/2023. Foto: Cido Marques/FCC.

Cerca de 18 mil pessoas assistiram, na Sexta-Feira Santa (7/4), às apresentações da Paixão de Cristo encenadas à noite em seis bairros de Curitiba. O público não se intimidou com o tempo fechado e compareceu em peso aos espetáculos ao ar livre, proporcionados por grupos de teatro comunitários, que voltaram a se apresentar depois de três anos afastados do palco por causa da pandemia.

Com produção e apoio da Fundação Cultural de Curitiba, as encenações aconteceram simultaneamente no Sítio Cercado, Bairro Alto, Abranches, Alto Boqueirão, Xaxim e Pinheirinho. 

Em todos os bairros, o público lotou Santuários, Paróquias, Ruas da Cidadania e Centro Culturais como o da Vilinha, no Bairro Alto para acompanhar os espetáculos baseados em cenas bíblicas que contam a história de Jesus, desde o seu nascimento até a morte e ressurreição. 

Os seis grupos têm tradição na realização dos espetáculos e as montagens envolveram os moradores de cada comunidade, não apenas como atores amadores e figurantes, mas como voluntários na produção de cenários e figurinos. 

Um dos mais antigos é o Grupo Jubac – Jovens Unidos Buscando o Amor de Cristo, do Alto Boqueirão, que tem mais de 30 anos de existência. 

Já o grupo Arte e Vida promove a encenação no Sítio Cercado desde o ano 2000. São pelo menos 200 atores e figurantes num espetáculo que atrai milhares de pessoas na praça em frente à Rua da Cidadania do Bairro Novo. 

O grupo de teatro Êxodus representa a comunidade do Abranches e Barreirinha, e também atua há mais de 20 anos. O Grupo de Teatro da Paróquia Maria Mãe da Igreja, o Adorarte, se apresentou no Centro Cultural Vilinha do Bairro Alto.

No Pinheirinho, o grupo Cena Viva, apresentou o auto da Paixão no Santuário Nossa Senhora do Sagrado Coração.