Será nesta quinta-feira (03/8), na Regional Pinheirinho, a 3ª Ação de Empregabilidade para Pessoas com Deficiência de 2023. Os interessados nas cerca de mil vagas oferecidas devem se apresentar no local das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h, levando carteira de trabalho, documentos pessoais de identificação e, se possível, currículo.
A promoção é do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência (DPCD) da Prefeitura, que colocará à disposição intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) para auxiliar nas entrevistas de candidatos surdos. “Nossa função é fazer a ponte entre as empresas e os profissionais interessados”, explica o responsável pela área de Empregabilidade do órgão, Adriano Laurindo.
Inclusão na prática
Foi na primeira ação do ano, realizada em março, na sede do DPCD, que Eliane Alves Sota conseguiu seu primeiro emprego em Curitiba. Ela nasceu em Foz do Iguaçu há 40 anos e morava em Maringá até escolher Curitiba para viver com a os três filhos, há menos de 1 ano. Desde então ela trabalha como auxiliar de produção do setor de embalagem da indústria de fitoterápicos Herbarium, em Colombo, na Região Metropolitana.
“Fiz a entrevista e, alguns dias depois, eles me chamaram. Aqui é muito legal. É bom porque muitas pessoas sabem Libras e, então, a comunicação é boa”, contou, com a ajuda da intérprete Sandra Mara Mathias, da Central de Libras do DPCD e que atuou na Ação de Empregabilidade em que a trabalhadora foi selecionada.
Além de Eliane, a empresa onde ela trabalha tem em seu quadro mais duas colaboradoras surdas, além de outros 20 com deficiência visual, física, auditiva e intelectual. Para facilitar a interação entre surdos e ouvintes, a organização oferece um curso grátis de Libras. A participação é opcional e há colaboradores de diferentes setores participando.
“Incentivar a inclusão, a equidade e a diversidade são pilares fundamentais da nossa empresa, cuja missão é promover o bem-estar. Queremos expandir cada vez mais a cultura da inclusão e diversidade, ação que está em linha com os nossos valores”, explicou o gerente de Recursos Humanos da empresa, Luiz Vieira.
Espaço no mercado
Dessa vez, a Ação de Empregabilidade para Pessoas com Deficiência vai reunir 24 empresas com vagas em 15 atividades. Açougueiro, assistente de vendas, atendente de lanchonete, auxiliar administrativo, auxiliar de cobrança, auxiliar de laboratório, auxiliar de almoxarifado, auxiliar de limpeza, auxiliar de logística, auxiliar de mecânico, operador de produção, operador de telemarketing, porteiro, pintor automotivo e vigilante estão entre elas.
Entre as empresas recrutadoras presentes no evento estarão Bellinati Perez, Coca-Cola FEMSA, Condor, Droga Raia, Rede Barigui, Festval, Softmarketing, Unidas, WebHelp Brasil e ZampS/A - Burger King. Pela primeira vez, Master Vigilância, Grupo Protege, DHL Logística, Metalsa, TRC Taborda e Sam’s Club. A Fundação de Ação Social (FAS) também participa, oferecendo vagas do escritório local do Sine (Sistema Nacional de Emprego).
Serviço: 3ª Ação Empregabilidade
Para pessoas com deficiência
Data: quinta-feira (3/8), das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h
Local: auditório da Rua da Cidadania do Pinheirinho (Av. Winston Churchill, 2.033, junto ao terminal de ônibus do Pinheirinho)