Vai até as 16h desta terça-feira (26/3) a ação de empregabilidade que o Departamento dos Direitos da Pessoa Com Deficiência (DPCD) da Prefeitura está promovendo na sede do órgão, no bairro Cristo Rei. Para se candidatar às vagas oferecidas, basta comparecer levando currículo e laudo médico especificando o tipo de deficiência do candidato e os tipos de atividades profissionais compatíveis com a condição de cada um. Pessoas surdas contam com suporte de intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais).
“Dezenove organizações participam do evento deste mês, com cerca de 500 vagas de auxiliar de compras, motorista de caminhão, assistente administrativo, empacotador, repositor, auxiliar de logística, auxiliar administrativo, operador júnior, assistente de atendimento, recepcionista, assistente de compras, porteiro, auxiliar de limpeza e arrumação hospitalar, auxiliar de limpeza e conservação e funcionários para postos diversos em lanchonete”, informa o responsável pela área de Empregabilidade do DPCD, Adriano Laurindo.
Entre elas está a empresa Obra Prima, de terceirização de mão-de-obra, que já conta com dois contratados em ações de empregabilidade anteriores – um homem admitido no ano passado e uma mulher recrutada na ação realizada em fevereiro, na Rua da Cidadania do Bairro Novo. “Recomendo muito a contratação de pessoas com deficiência. Nossa experiência mostra que são colaboradores de fácil adaptação e interessados em crescer na empresa”, conta Lorrayne Souza, do setor de Recursos Humanos da organização.
Candidatos
Valtencir Siurmick tem deficiência auditiva e experiência na área de produção industrial. No entanto, está disposto a aceitar outro posto para retornar ao mercado de trabalho.
“O importante é trabalhar e garantir uma renda certa. Acho que tem muitas oportunidades aqui”, disse Valtencir, com ajuda de intérprete.
O desejo é semelhante ao de Evangelina Pinto da Costa, que tem deficiência auditiva parcial, já atuou na área de enfermagem, mas está aberta a outras atividades. “Deixei currículo com várias empresas pra aumentar as minhas chances. Quero voltar a trabalhar, o que é mais difícil para alguém da minha idade, mas estou confiante”, observou a candidata, que tem 63 anos.
Serviço: empregos para pessoas com deficiência
Data: 26/3 (terça-feira)
Horário: das 9h30 às 12h e das 13h30 às 16h
Local: Departamento dos Direitos da Pessoa Com Deficiência (Rua Schiller, 159, Cristo Rei)