O entregador Emanoel Kaique Pinto do Nascimento, 22 anos, começou a semana em busca de um novo trabalho, desta vez, como garçom. Com várias cópias de seu currículo em mãos, na manhã desta segunda-feira (24/2), escolheu os restaurantes do Calçadão da Rua XV de Novembro, no Centro, como destino. Em frente à Praça Osório, uma van o fez interromper o caminho.
O veículo é o Sine Móvel da Prefeitura, serviço itinerante de encaminhamentos para vagas de trabalho. Ele foi criado para reforçar o atendimento das dez unidades do Serviço Nacional de Emprego (Sine) gerenciadas pela Prefeitura nas Ruas da Cidadania e na Administração Regional da CIC.
“Fiquei curioso para saber o que era essa van. Saí com um encaminhamento para uma entrevista de emprego para garçom. Facilitou muito ter esse Sine aqui no Centro, onde todo mundo passa”, disse Nascimento.
Ele também foi informado que pode solicitar à Urbs um cartão-transporte na categoria Usuário, em seu nome, para ser beneficiado com mais um apoio da Prefeitura ao trabalhador desempregado de Curitiba: a isenção do pagamento de passagem de ônibus para ir ao processo seletivo e voltar para casa, dentro do Programa Tarifa Zero a Caminho do Emprego.
O programa foi lançado na última sexta-feira (21/2) pelo prefeito Eduardo Pimentel, o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins, e o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto. “Vou pegar meus documentos e fazer meu cartão-transporte”, disse o candidato a garçom.
O Sine Móvel foi lançado no mesmo dia. A unidade itinerante fica até quinta-feira (27/2), estacionada na Avenida Luiz Xavier, entre o Calçadão e a Praça Osório, das 9h às 15h30. Nesse período, a unidade estará acompanhada do Urbs Móvel, que vai auxiliar quem, como Nascimento, não tem o cartão-transporte em seu nome.
Aproxima empresas e trabalhadores
O vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins, acompanhou o início das atividade no Sine Móvel na manhã desta segunda-feira e destacou que o objetivo do programa é aproximar o trabalhador e as empresas, conectando quem precisa de uma vaga a quem tem um quadro funcional a ser preenchido.
“Hoje, em Curitiba, há muitas vagas de emprego abertas esperando um trabalhador. Trouxemos o Sine Móvel à Praça Osório para aproximar o cidadão deste serviço. É onde ele pode consultar vagas de emprego, ser encaminhado para entrevistas e, atrelado a isso, está o nosso Programa Tarifa Zero a Caminho do Emprego”, destacou Martins.
Integração temporal
Os Sines nas Ruas da Cidadania atendem das 8h às 17h e têm integração temporal com o transporte coletivo. Ou seja, o trabalhador que pega ônibus para ir até o Sine pode retornar para casa sem precisar de uma nova tarifa.
Os pontos de integração temporal incluem troca de linhas em estações-tubo, entre pontos de ônibus, e ainda a conexão de terminais com Ruas da Cidadania e com o Mercado Municipal Capão Raso. O tempo de utilização varia de 5 minutos a 2 horas, conforme o local e o tipo de conexão.
Em todas as unidades do Sine curitibano, os atendimentos são gratuitos e realizados por ordem de chegada. O cronograma do Sine Móvel pode ser acompanhado neste link.
Tarifa Zero
O programa Tarifa Zero a Caminho do Trabalho começou a funcionar na sexta-feira e fez R$ 516 em isenções da passagem de ônibus no primeiro dia. A emissão das gratuidades é realizada pela equipe dos Sines curitibanos, que são gerenciados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI). A secretaria também gerencia a plataforma de registro das isenções concedidas, auxiliando na fiscalização das gratuidades.
Paulo Martins reforça que o programa Tarifa Zero vai além do apoio social. “É um programa da Prefeitura para emancipar a pessoa, dar todo incentivo para ela conseguir um emprego e não depender de mais ninguém”, disse.
O benefício é concedido exclusivamente a quem é encaminhado para um processo seletivo a partir do atendimento presencial em um dos Sines gerenciados pela Prefeitura. Também é necessário morar na capital paranaense, estar desempregado, ter renda familiar de até três salários mínimos, ser direcionado a oportunidades dentro de Curitiba, ter o cartão-transporte da Urbs na categoria Usuário em seu nome, estar cadastrado no e-Cidadão e no Sine.
Também em busca de uma nova oportunidade de trabalho, Danielle Lins de Barros Essenfelder Abrahão, 53 anos, buscou o Sine Móvel para saber se ela se enquadra nos quesitos para ser beneficiada pelo Tarifa Zero a Caminho do Emprego. “Quero encontrar algo em qualquer área. Quem está desempregado não escolhe muito emprego. Achei uma boa ideia ter essa van aqui para ajudar a gente a encontrar um trabalho e a passagem ser grátis para quem precisa”, disse.