Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Encontro

Em Vitória, no Espírito Santo, Curitiba apresenta suas práticas de sucesso da educação integral

CMEI União das Vilas, no bairro São Braz. Curitiba, 18/04/2023. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

Em Vitória, no Espírito Santo, representantes da Educação curitibana participam de debates sobre educação em tempo integral durante reunião do Conselho Nacional dos Secretários da Educação das Capitais (Consec). O encontro inicia nesta quinta-feira (23/11) e segue até sexta (24).

O Consec foi criado durante a pandemia da covid-19 para tratar as questões e desafios comuns às grandes cidades, especialmente na recomposição das aprendizagens e desafios durante a retomada das aulas presenciais.

A secretária municipal da Educação de Curitiba e presidente do Consec, Maria Sílvia Bacila, vai apresentar as boas práticas da capital do Estado.

A programação inclui visitas ao Centro Municipal de Educação Infantil em Tempo Integral Silvanete da Silva Rosa Rocha, em Comdusa, à Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral Paulo Reglus Neves Freire, em Inhaguetá, e à Praça da Ciência, na Enseada do Suá.

“Conhecer o que cada capital faz, suas estratégias e ações, além do compartilhamento de experiências, auxilia no enfrentamento dos nossos desafios. O objetivo do Consec é justamente reunir forças entre os secretários de capitais, que compartilham os desafios comuns das grandes cidades brasileiras”, afirma Maria Sílvia.

Desde 2017, a rede municipal de ensino de Curitiba tem avançado na ampliação da oferta com educação em tempo integral. Já são 153 entre as 185 escolas com essa opção. As regionais Cajuru e Portão encerram este ano com integral em todas as suas escolas, e a meta é fechar 2024 com essa oferta em pelo menos parte das turmas na própria escola ou nas Unidades de Educação integral (UEIs) próximas. Todos os 232 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) já oferecem período integral.

No início da gestão, a rede somava 86 unidades com integral. Em março de 2018, a capital do Paraná já havia atingido, antes do prazo previsto, a meta do Plano Municipal de Educação de oferecer tempo integral em metade das escolas da rede. Eram 92 escolas integrais, 50,2% da meta proposta.

“Buscamos qualificar e ampliar essa oferta, começando com parte das turmas e na sequência aumentando esse número, dentro da capacidade da rede. Iniciamos por turmas com maior demanda”, explica a secretária.

Dentro dessa estratégia, as principais ações do ano foram a abertura de UEIs, que concentram estudantes de várias escolas de cada região, e a melhoria da infraestrutura das escolas, com reformas em salas de aula, refeitórios e banheiros, além de revitalizações dos prédios já existentes.

O integral permite que o estudante permaneça com até 9h de atividades na escola e garante acesso a atividades pedagógicas diferenciadas, como Práticas de Movimento, Ciência e Tecnologia, Matemática, Educação Ambiental, Língua Portuguesa, entre outras. Também recebem alimentação escolar adequada ao tempo maior em que permanecem na unidade educacional.

Além disso, são ofertadas atividades do Projeto Mãos na Massa, Curitibinhas Poliglotas, Leia+, entre outros.

Histórico

Desde o início de 2022, antes mesmo da formalização do Consec, o grupo de secretários vêm se encontrando periodicamente, com agendas de visitas técnicas temáticas às capitais, imersões de troca de experiências e aprendizados sobre as gestões locais em educação. Curitiba, por exemplo, compartilhou com secretários de educação de outros estados suas experiências em inovação e tecnologia para educação.