Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Ação de Empregabilidade

Em uma hora, 200 pessoas com deficiência procuram oportunidades de trabalho

Ação de Empregabilidade para Pessoa com Deficiência. Curitiba, sede do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Foto: Lucilia Guimarães/SMCS


Em pouco mais de uma hora de atendimento, mais de 200 pessoas já haviam passado pelos guichês da Ação de Empregabilidade promovida pelo Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de Curitiba, nesta terça-feira (3/5). Ao todo, 15 empresas tinham 306 vagas abertas para atividades diversas, como auxiliar administrativo, de produção e telemarketing. 

A diretora do departamento, Denise Moraes, comemorou a procura. “É mais uma maneira de oferecermos igualdade de oportunidade para todos em uma Curitiba cada vez mais inclusiva”, disse. Ela lembrou, ainda, que o setor de empregabilidade do Departamento, em parceria com a FAS Trabalho, já faz encaminhamentos de pessoas com deficiência.

Da ação desta terça-feira, alusiva ao Dia do Trabalho, comemorado no último fim de semana, a estudante Janaína Canavieira de Lima, de 31 anos, saiu com uma carta de encaminhamento para uma entrevista na área administrativa, que é de seu interesse. “Não tem sido fácil, mas estou animada”, contou.

Tão importante quanto facilitar esse contato é a garantia de que a empresa vai ser acessível para o trabalhador no dia a dia, reforçou Denise. O analista de Recursos Humanos, Felipe Lima dos Santos, que representava uma editora que oferece produtos nas áreas fiscal, tributária, contábil, trabalhista e previdenciária na ação, concorda. “Precisamos acolher esses profissionais”, reconheceu.  

Em busca de recolocação, a enfermeira especializada em Enfermagem do Trabalho Luciane Wille conversou com alguns recrutadores e disse estar com quatro possíveis oportunidades. “A iniciativa é sensacional e saio daqui com bastante esperança”, contou.

A ação também contou com representantes do Sistema Nacional do Emprego (Sine) e da FAS Trabalho; e das intérpretes da Central de Libras. O evento, que aconteceu na sede do Departamento, era frequente antes da pandemia da covid-19. De acordo com Denise, a ideia é retomar ações como esta.