O Mercado Municipal teve, nesta quarta-feira (24/5), um dia para donos de micro e pequenos negócios colocarem em dia seus conhecimentos no 5º Mutirão MEI, Micro e Pequenas Empresas de Curitiba. Durante as oito horas do evento, foram feitos 500 atendimentos em diversas áreas, contribuindo para o fomento da economia na cidade que é a mais empreendedora do país, segundo o ranking Connected Smart Cities 2022.
Em um único lugar, o Mutirão ofertou atendimentos e orientações gratuitos em diversas áreas: regularização documentos e impostos, consultorias e orientações de planejamento, finanças e marketing e informações sobre linhas de crédito, financiamento, alvarás e licenças.
O vice-prefeito Eduardo Pimentel esteve no local e cumprimentou os participantes pela contribuição para que Curitiba seja reconhecida nacionalmente como cidade empreendedora.
“Este é um dia especial em que reunimos forças da Prefeitura e de importantes parceiros em um só lugar para facilitar a vida de quem empreende, gera renda e empregos. Curitiba sempre foi empreendedora e cabe também à Prefeitura ajudar o empreendedor a crescer”, destacou Pimentel.
O 5º Mutirão MEI foi realizado pela Prefeitura de Curitiba e Vale do Pinhão, por meio da Agência Curitiba de Inovação e Desenvolvimento, dentro das ações do Programa Curitiba Empreendedora, em parceria com o Sebrae-PR.
Mais procurados
A abertura e regularização do MEI foram os serviços mais procurados durante o dia. A engenheira Franciele Dabroski, 35 anos, foi até o Mercado Municipal para regularizar a situação de seu Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). “Estou de licença-maternidade do meu trabalho onde tenho carteira assinada, mas acho importante manter o MEI regularizado porque ter CNPJ ativa é um facilitador quando surge a possibilidade de prestar uma consultoria”, disse ela, que levou o filho Valentim, 3 meses, ao Mutirão.
Os empreendedores contaram com serviços das equipes dos nove Espaços Empreendedor da Prefeitura, das secretarias municipais do Urbanismo (SMU), da Educação (SME), de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap, com Compras Públicas e Licitações) e da Saúde (SMS, com a Vigilância Sanitária), da Procuradoria-geral do Município (PGM, com Dívida Ativa), do Corpo de Bombeiros, da Receita Federal, do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e de instituições financeiras.
Atendimento permanente
A microempreendedora individual Márcia de Lima, 41 anos, descobriu que Curitiba oferta, durante o ano todo, o suporte aos MEIs nos Espaço Empreendedor das Ruas da Cidadania, com atendimento em horário agendado pela internet. Ela se tornou MEI em 2021, em Ponta Grossa, onde era doceira. "Quando vim para Curitiba, deixei a empresa de lado. Este mutirão foi um empurrão para eu vir regularizar meu CNPJ e fiquei sabendo que posso tirar dúvidas quando precisar no Espaço Empreendedor do Boqueirão, que é perto de onde moro”, contou Márcia.
O Mutirão também promoveu um encontro de negócios e um seminário para mostrar como os micro e pequenos empreendedores podem ter a Prefeitura Curitiba como cliente.
“Isso tudo é resultado do trabalho dos empreendedores, que fazem a economia da cidade girar. Por isso, ofertamos este dia de trabalho para que resolvam o que precisam em seus negócios para que prosperem ainda mais”, ressaltou a presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Cris Alessi.
Também estiveram no 5º Mutirão MEI o secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), Luiz Gusi; a coordenadora do Programa Curitiba Empreendedora, Letícia Justus, o presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Antonio Gilberto Deggerone; o vice-presidente da ACP, Paulo Roberto Brunel Rodrigues; o consultor do Sebrae-PR, Rodrigo Feyerabend; o administrador da Regional Cajuru, Narciso Doro; o presidente da Associação dos Comerciantes Estabelecidos no Mercado Municipal de Curitiba (Ascesme), Cleverson Augusto Schilipack; e o delegado-adjunto da Delegacia da Receita Federal de Curitiba, Ederson de Melo Rocha.