Nesta quinta-feira (13/2), o Hospital Veterinário Municipal de Curitiba completou 30 dias de funcionamento, com um balanço muito positivo. Foram 1.623 consultas de cães e gatos, que geraram um total de 3.922 procedimentos, entre exames, intervenções ambulatoriais e cirurgias. Destes, foram 96 atendimentos de maior complexidade, como operações ortopédicas e oncológicas. Todos gratuitos.
O atendimento gratuito de cães e gatos é feito por agendamento pelo site da Rede de Proteção Animal, na área de eventos. A agenda abre a cada 15 dias e na segunda-feira (17/2) serão abertos os agendamentos para a próxima quinzena. Veja aqui como fazer o agendamento.
O Hospital Veterinário Municipal fica na Rua Cesar Misael Chaves, 147, no Taboão, em uma área cedida à Prefeitura de Curitiba pela empresa Votorantim Cimentos S.A. Essa área tem 68.467,05 m² e, além do hospital, abriga o Parque Municipal São Francisco de Assis, antigo Parque das Esculturas da Votorantim.
Segundo o diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Edson Evaristo, com a abertura do Hospital Veterinário Municipal, muitos moradores de Curitiba estão levando os animais de estimação a uma consulta veterinária pela primeira vez.
OUÇA AQUI
Edson Evaristo, diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
“Completamos 30 dias do serviço gratuito implantado pelo município de Curitiba, de atendimento de média e alta complexidade para cães e gatos dos moradores da cidade. Podem ser atendidos os beneficiários do programa Armazém da Família e os protetores de animais que socorrem animais em situação de risco na cidade. Atendemos muitos animais idosos, que nunca tinham passado por uma consulta veterinária”, disse Evaristo.
Atendimento de excelência
Entre os curitibanos atendidos nesta quinta-feira (13/2) estava Rodrigo Ezidio Barbosa, morador do Alto Boqueirão. Ele levou a cachorrinha Lola pela segunda vez ao local, para o tratamento de um tumor na perna.
“Foi muito bom, o atendimento é rápido. Hoje é uma reconsulta e ela fez uma tomografia para fazer a cirurgia. O Hospital Veterinário Municipal é um baita de um serviço da Prefeitura de Curitiba. Aqui a estrutura está muito boa, impecável”, avaliou Barbosa.
O protetor independente de animais Marcelo Lemes Mateus Ferreira, morador do Alto da XV, levou quatro cães para consultas, nesta quinta-feira (13/2): a Kamy, a Aisha, a Penélope e o Joãozinho.
“O hospital ficou excepcional, fora do comum. Aqui temos um atendimento completo e gratuito e feito de forma excelente. Podemos confiar e estou recomendando para outras pessoas virem consultar seus animais”, contou Ferreira.
A moradora do Pinheirinho Mariza Kreginski levou a gata Trevinho para fazer exames de sangue. Também já está agendada uma cirurgia para tratar de um câncer na orelha.
“Gostei de tudo do hospital, da infraestrutura e do atendimento. Esse serviço é muito importante para a cidade, a gente precisava de um hospital assim. Não temos condição de fazer os tratamentos na rede particular. Se eu fosse numa clínica privada eu iria gastar mais de R$ 2 mil no tratamento que ela está recebendo aqui. Com o Hospital Veterinário Municipal conseguimos cuidar do bem-estar dos nossos pets”, afirmou Mariza.
Funcionamento
O Hospital Veterinário Municipal de Curitiba funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e é preciso fazer o agendamento prévio para atendimento no site da Rede de Proteção Animal.
O local conta com laboratório de patologia clínica para fazer todos os tipos de exames de sangue em cães e gatos. É possível obter atendimentos de consultas veterinárias, cirurgias, exames laboratoriais e de diagnóstico por imagem, além de atendimento ambulatorial e internação.
O hospital também oferece especialidades como clínica geral, oftalmologia, cardiologia, endocrinologia, dermatologia, neurologia, oncologia, ortopedia e odontologia.
A gestão da unidade ficou sob a responsabilidade da Associação Catarinense de Gestão Hospitalar, Conhecimento e Assistência Social – CHC, definida em edital de chamamento público.
A equipe do hospital é formada por 40 profissionais, entre veterinários e auxiliares, recepcionistas, seguranças, responsáveis pela limpeza e funcionários administrativos. Todas as salas do hospital são monitoradas por câmeras de vídeo.
Âncora
Passo a passo para agendar uma consulta
Entre no site da Rede de Proteção Animal.
Caso ainda não tenha cadastro, será necessário realizá-lo na página "cadastro" conforme a categoria (cidadão, protetor independente ou ONG).
Basta preencher o formulário vinculado ao e-Cidadão da Prefeitura de Curitiba
É importante lembrar que é necessário cadastrar também os animais em "Meus animais". Clique no sinal de "+", preencha os dados do animal e clique em "Salvar". Se tiver mais animais, é só repetir o processo clicando no "+". Nessa página é possível editar seus dados, cadastrar animais e verificar suas inscrições em eventos.
Faça o login e clique em “Eventos” na parte superior.
Aparecerão todos os eventos disponíveis: ações clínicas de vacinação, consultas no hospital veterinário, castrações nas clínicas e mutirões. Escolha o evento "Agendamento de Consulta Hospital Veterinário Municipal". O botão de inscrição ficará visível se o cidadão tiver autenticado o cadastro e tiver animais cadastrados em seu nome.
Clique no animal (cão ou gato) e sexo (macho ou fêmea). Aparecerão as datas e horários disponíveis nesse evento para o animal escolhido. Escolha e clique na data e horário de preferência. Clique em “Clique aqui para se inscrever no evento”.
Na próxima tela, confirme o benefício do Armazém da Família, selecione a opção "Armazém da Família" e clique em "Próximo Passo".
Selecione o animal que precisa agendar a consulta e confirme a inscrição. Em seguida receberá no e-mail do cadastro a confirmação das inscrições e as orientações para o dia da consulta. Leia com atenção e siga todas as orientações. Compareça com pelo menos 10 minutos de antecedência na data e horário marcados.
Todas as inscrições em eventos e números de protocolo podem ser acessados no seu cadastro na “Área Restrita”, na seção “Inscrições em eventos.”