A startup curitibana Contraktor nasceu em 2016 e já gerencia R$ 1 bilhão em contratos na nuvem para empresas. A empresa é fruto da ideia dos advogados Bruno Doneda e Henrique Flôres, que viram na burocracia do dia a dia do setor jurídico uma oportunidade de negócio.
A empresa atua com gestão de contratos on-line, propondo o aumento do controle sobre os documentos, assim como a redução de custos com o uso de assinatura digital e eletrônica. “A Contraktor é uma plataforma focada na criação de documentos, aprovação e interação das partes para finalizar a construção de contratos de maneira rápida e inteligente, incluindo o disparo e a assinatura do documento em nuvem", diz Doneda.
Segundo ele, isso evita a perda de prazos e transforma o processo lento de elaboração de documentos em uma gestão organizada e produtiva.
“Com a mudança tecnológica da era digital, a geração Z chegando ao mercado de trabalho, esse é um segmento que ainda deve crescer muito”, completa.
Estima-se que mais de 90% das empresas ainda gerenciem contratos manualmente. Mas a busca crescente pelas facilidades da tecnologia e por estratégias que ajudem a poupar tempo e dinheiro estão fazendo as companhias migrar rapidamente para o modelo digital.
A Contraktor cresceu dez vezes no ano passado e esse ano deve triplicar o faturamento. Vem colecionando prêmios na área de inovação. Em maio, foi vencedora da edição 2019 do Demo Day, programa que seleciona startups com soluções inovadoras e as conecta a empresas e investidores.
A Contraktor faz parte da nova geração de startups de Curitiba, cujo ecossistema de inovação vem crescendo por meio de parcerias com a Prefeitura, no âmbito do movimento Vale do Pinhão. “O ecossistema de inovação trabalha em conjunto, com o compartilhamento de ideias, com uma rede colaborativa”, diz Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba.
Para Doneda, Curitiba apresenta ainda outras vantagens, como bom custo de vida, o que favorece o ambiente para empresas que estão começando.
A startup já fez três rodadas de captações financeiras – com investidores-anjo, fundo de investimento e pela plataforma EqSeed – que somam cerca de R$ 1 milhão.
Os negócios da Contraktor cresceram tanto que hoje apenas 10% dos contratos são da área jurídica. A maioria é de empresas de outros ramos, como aplicativos de transporte, construtoras, fundos e entidades de classe. A empresa tem 18 funcionários.
O desafio agora é crescer ainda mais o volume de negócios, com a conquista de clientes fora do Paraná, principalmente em São Paulo, de acordo com Doneda.