Em reunião na sede da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), em Tóquio, nesta segunda-feira (2/10), o prefeito Rafael Greca alinhou novas cooperações para Curitiba nas áreas de habitação de interesse social e redesenvolvimento urbano.
Além da Jica, com quem a cidade tem intercâmbio para projetos nas áreas da agenda climática e com vistas ao envelhecimento da população, a nova parceria terá suporte da Urban Renaissance Agency (UR), organização semigovernamental líder em projetos habitacionais e de desenvolvimento urbano de grande escala.
“Em intensa agenda na sede da Jica falamos das nossas políticas de inovação e sustentabilidade e encaminhamos uma nova parceria com vistas à habitação de interesse social, para fortalecer as ações inovadoras de Curitiba”, afirmou Greca.
Na sede da Jica na capital japonesa, o prefeito curitibano foi recebido pela vice-presidente sênior da agência, Katsura Myiazaki, o diretor-geral de Infraestrutura e Gestão, Hiroo Tanaka, e o secretário de Políticas de Desenvolvimento Urbano, Ono Tomohiro. Greca também se encontrou com representantes do Instituto de Planejamento de Cidades do Japão o professor e fundador emérito da instituição, Norihiro Nakai, e o professor-doutor Fumihiko Nakamura.
No encontro, Greca destacou os projetos curitibanos do Hipervisor Urbano, com inauguração prevista para novembro, e as intervenções da Pirâmide Solar de Curitiba e da Reserva Hídrica do Futuro.
Também participaram da reunião na Jica, o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e secretário do Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur; a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias; a diretora de Informações do Ippuc, Liana Vallicelli; o analista de Sistemas da Secretaria Municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação, Bruno Gonçalves de Lara; e o assessor de articulações políticas do gabinete do prefeito, Lucas Navarro de Souza.
Agenda
A agenda de Greca em solo japonês continua nesta terça-feira (3/10), na cidade de Kakogawa, em roteiro que inclui encontro com o prefeito da cidade, Yasuhiro Okada, e visitas técnicas aos sistemas de transporte mobilidade compartilhada e monitoramento por câmeras.