Corredores e passarela da Rua da Cidadania do Boqueirão se transformaram, nesta sexta-feira (28/3), em uma grande e festiva vitrine de serviços e atividades oferecidas no local, como exposições, performances culturais e esportivas. O motivo foi a dupla celebração de aniversário antecipado: de Curitiba, que faz 332 anos de fundação, e da Rua da Cidadania, a primeira da cidade e que está fazendo 30 anos.
O prefeito Eduardo Pimentel participou da festa, que teve dois bolos de aniversário. Ajudou a distribuir pedaços embalados de um deles às crianças e a cortar o outro, no fim da festa, e serviu o primeiro pedaço. O dia festivo também teve desconto na compra da coxinha mais famosa da cidade e emocionou as cerca de 2.500 pessoas reunidas no local.
Festa em todos os cantos
Do ginásio de esportes, onde aconteceram as homenagens para Curitiba, o prefeito percorreu os corredores e a passarela da Rua da Cidadania para visitar e agradecer o empenho da equipe local, de comerciantes, estudantes, organizações parceiras e frequentadores para a realização da festa. “Se está tudo tão bonito e bem-feito, é porque tem um pouco de cada um de vocês nisso”, disse.
No ginásio lotado, os cerca de 400 estudantes de 4º ano das escolas municipais Jornalista Arnaldo Alves da Cruz, Jardim Europa, Leonor Castellano, Paranavaí e Francisco Hubert vibraram com a apresentação da peça Curitiba - O Futuro É Agora e seus personagens – em especial a dupla de capivaras estilizadas, que rivalizaram com o prefeito na preferência das crianças na hora de fazer fotos. Os estudantes de escolas, e também de centros de educação infantil, participaram do evento com exposições de arte inspiradas na cidade.
Ontem e hoje
Por toda a Rua da Cidadania, a celebração foi acompanhada de perto por quem tem o local em sua rotina ou já teve. Foi o caso das amigas Ana Maria de Assis e Eudila Moser Lisboa de Oliveira, que fazem ginástica no local e participaram da apresentação especial que encerrou o evento, ao lado de Eduardo Pimentel.
Alheia à festa, foi por acaso que a dona de casa Evelin Luiza Pereira Lima levou o filho, Arthur Henrique, para lanchar. Lá, ficou sabendo que pagaria menos porque havia um desconto no preço dos salgados. “Sério? Que surpresa boa”, disse Evelin.
Segundo o comerciante David Almeida Silva, que dirige o espaço, foi “um jeito de atrair mais gente pra festa”. Pelo jeito, deu certo. “Estamos vendendo hoje, fim de mês, como vendemos no começo. Pelo jeito, vão sair uns mil salgados e estamos preparados”, disse.
Outros atrativos
O empresário da construção civil Rubens Daniel da Silva foi até o local atraído pela distribuição das 2 mil mudas de árvores, uma das atrações do evento. Saiu de lá com dois ipês roxos e um branco, mas só depois de assistir à apresentação de capoeira.
“Achei interessante e acabei ficando”, disse, referindo-se à demonstração de capoeira em que um pequeno aluno convidou Eduardo Pimentel para participar da performance. O prefeito aceitou o desafio e interagiu com o menino.
A performance de capoeira aconteceu no fim da passarela que une os dois setores da Rua da Cidadania, logo depois de um rápido desfile de moda que remeteu ao Boqueirão Fashion Week. O evento acontece a cada começo de inverno, na mesma passarela.
Memórias afetivas
A servidora Marília Storer, que trabalhou na Rua da Cidadania do Boqueirão durante 27 anos, não só sabia da festa como também fez questão de levar dois souvenirs da inauguração: o convite e a camiseta que toda a equipe do local usou no dia 29 de março de 1995. “É um lugar de que tenho saudade e boas lembranças”, disse Marília, ao lado do primeiro administrador regional do espaço, José Dirceu de Matos.
Atual administrador da Rua da Cidadania de Santa Felicidade, Matos conta que, até o início da multiplicação do modelo descentralizado de atendimento ao público em uma edificação coberta e funcional, a do Boqueirão se tornou atração turística. “Recebíamos delegações de prefeitos de diversas cidades do Brasil, interessados em conhecer o funcionamento dela. Também fazíamos muito mais atendimentos presenciais do que hoje, afinal, agora contamos com as ferramentas digitais”, conta.
“Foi muito bom me estabelecer aqui. Guardo boas recordações daquela época”, relembra o hoje aposentado Vilmar Soares Constantino, dono da antiga Perfumaria Luy, mostrando a foto tirada com a filha diante do estabelecimento logo após a abertura.
Parte do dia-a-dia
Mesmo depois de 30 anos, a engenheira civil e coordenadora pedagógica do Centro Estadual de Educação Profissional de Curitiba, Patrícia de Quadros Ferreira Netto, mantém o local em sua rotina. “Primeiro, porque gosto de passear aqui. É agradável para mim. Tanto que continuo trazendo meus alunos para formação complementar e ainda faço compras no Sacolão da Família para a preparação da merenda”, conta.
Como a colega Patrícia, a professora de História Lucimar Coser, do Colégio João Paulo II é presença constante na Rua da Cidadania. “É aqui que faço musculação e ginástica, além de trazer o Billy pra passear”, diz a educadora, referindo-se ao seu cão da raça Shih-tzu, de 2 anos.
A Rua da Cidadania
Com a Rua da Cidadania do Boqueirão, a Prefeitura inaugurou um modelo de atendimento ao público que se espalhou pelas outras nove Administrações Regionais porque poupa tempo das pessoas e reforça a identidade regional. No Boqueirão, desde 1995 não é mais necessário ir até o Centro em busca de serviços. Os servidores, por sua vez, aprenderam a trabalhar e modo mais próximo e integrado.
Sede da Administração Regional, que é o braço da Prefeitura no território, a Rua da Cidadania do Boqueirão conta com escritórios de 25 órgãos públicos municipais e estaduais, além da Junta do Serviço Militar. Em 2024, foram feitos no local mais de 320 mil atendimentos.
Presenças
Participaram do evento o secretário do Governo Municipal, Marcelo Fachinello; o secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Leverci Silveira; o presidente da Fundação Cultural, Marino Galvão Júnior; o secretário do Esporte, Lazer e Juventude, Professor Euler; o deputado estadual Anibelli Neto; os vereadores Lórens Nogueira, Beto Moraes, Serginho do Posto, Jasson Goulart, Renan Ceschin e João da Loja Cinco Irmãos; e o administrador regional do Boqueirão, Zeca Melo.