A Prefeitura de Curitiba encerrou nesta sexta-feira (15/12) a série de reuniões com os integrantes dos sindicatos que representam os servidores municipais da capital. Ao todo, foram realizadas mais de 20 encontros, só no segundo semestre, nos quais foram discutidos os temas apresentados pelos sindicatos no início do ano.
Em 2023, excepcionalmente, as reuniões de negociação foram adiadas para o segundo semestre, após a votação das leis do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos servidores da Prefeitura de Curitiba. Sancionadas em agosto pelo prefeito Rafael Greca, a discussão das seis leis exigiu diversas reuniões entre Prefeitura, vereadores e sindicatos.
Ao todo, no ano, a Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap) conduziu 29 reuniões com 290 participantes.
Fiscais
O último encontro de 2023, com os representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (Sismuc), teve como pauta as demandas dos fiscais e dos fiscais de obras e posturas.
A diretora do Departamento de Saúde Ocupacional da Smap, Fernanda Zwir, enfatizou a importância de a Superintendência de Gestão de Pessoal da Smap e cada uma das secretarias receber as demandas dos servidores, sempre que houver situações que precisem ser analisadas, sem que elas tenham que ser resolvidas apenas durante as reuniões de debate das pautas dos sindicatos.
Ela citou que um dos serviços que podem ser utilizados é o Fale conosco disponível no Portal do Servidor.
Durante a reunião, Zwir falou do guia e do manual de dependência química disponível para as chefias no Portal do Servidor, ao tratarem do item sobre saúde mental, prevenção à depressão e ao alcoolismo.
Além dela, a reunião teve a participação dos superintendentes da Secretaria do Meio Ambiente, Ibson Martins de Campos (Controle Ambiental) e Jean Brasil (Obras e Serviços), e da diretora de Fiscalização da Secretaria do Urbanismo, Jussara Policeno de Oliveira Carvalho.
A diretora da SMU destacou o processo de modernização da área que levará, em 2024, à utilização de tablets pelos fiscais, para a emissão de notificações, entre outros serviços, incluindo a impressão do documento, fotografias e filmagens. Jean Brasil também mencionou a aquisição de novos computadores para a área.
Com os representantes dos servidores da área de fiscalização, foram abordados ainda temas como a carteira de identificação dos profissionais da área (diferente do crachá tradicional dos servidores municipais), cursos de capacitação, entre outros assuntos.
Educação
Na quinta-feira (14/12) foi realizada a última reunião com os representantes do Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba (Sismmac). Além de técnicos da Smap e da Secretaria da Educação, os superintendentes de Gestão Educacional da SME, Andressa Woellner Duarte Pereira, e Executivo, Oséias Santos de Oliveira, participaram da reunião.
Oliveira informou aos representantes dos servidores que nos primeiros meses de 2024 haverá grande número de nomeação de servidores aprovados em concurso público. Até março serão mais de 2,2 mil em diferentes carreiras. Ele também destacou a realização de processo seletivo simplificado (PSS) para a contratação de novos profissionais para o próximo ano letivo.
Os participantes da reunião conversaram ainda sobre o Sistema de Fluxo Escolar (SisFluxo), que proporciona agilidade e confiabilidade dos dados sobre a rede municipal de ensino, com o mapeamento detalhado das necessidades. E debateram questões relativas à capacitação dos profissionais de Educação Infantil. A superintendente Andressa enfatizou a importância do programa Veredas Formativas, que permite a sugestão de temas sobre os quais os servidores tenham interesse em se aprofundar.
Quanto à descentralização de espaços para a realização de eventos que envolvam os profissionais da Educação, os superintendentes informaram que essa questão deverá ser melhorada em 2024, pois haverá novos contratos que permitirão a organização de eventos em locais com maior capacidade de pessoas em endereços mais centrais e com facilidade de acesso e de deslocamento.
Também foram debatidos temas como o Programa de Gestão da Educação Infantil, no qual os servidores interessados se auto-indicam, quando têm interesse em participar da gestão das unidades, e passam por um programa de formação de um ano de duração. Também trataram do redimensionamento das equipes e mudança de área de atuação, para organização do quadro de servidores.
Assédio
O assédio entre servidores no ambiente de trabalho foi tema nas reuniões com os dois sindicatos. A diretora do Departamento de Saúde Ocupacional da Smap, Fernanda Zwir, falou da preocupação da pasta com situações de assédio moral ou sexual.
Ela citou o programa “Assédio sexual não pode fazer parte do trabalho”, criado pela Procuradoria-Geral do Município e que leva orientações aos servidores, especialmente aos gestores e às chefias das secretarias e órgãos, para que todos saibam como prevenir, denunciar e lidar com casos de assédio sexual no ambiente de trabalho. Há uma cartilha do programa no Portal do Servidor.
Os servidores contam com o apoio da Smap por meio do e-mail assediofaleconosco@curitiba.pr.gov.br. É possível conversar com a equipe de psicólogos do Departamento pessoalmente ou por whatsapp, pelo número 99597-5610. “Não fazemos julgamento e as informações são sigilosas”, tranquilizou. Ela adiantou que novas iniciativas sobre esse assunto poderão ser desenvolvidas a partir de 2024.