Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Regional Boqueirão

Em pleno mês de férias, alunos lotam as aulas esportivas da Rua da Cidadania

Rua da Cidadania do Boqueirão oferece atividades físicas gratuitas à população. Curitiba, 23/01/2025. FOTO: Hully Paiva/SMCS

Na manhã desta quinta-feira (23/1), mulheres de 24 a 91 anos praticavam exercícios físicos na Rua da Cidadania do Boqueirão. Mesmo nas férias, quando não é feita a chamada, elas fazem questão de marcar presença nas atividades gratuitas oferecida pela Prefeitura de Curitiba.

Priscila Foreill,  de 24 anos, aproveitava o horário diferenciado da academia durante as férias para, no meio da manhã, fazer musculação. “Meu horário mesmo é às 8h mas, como está sendo possível nesse período, venho um pouco mais tarde”, contou a jovem, que trabalha como confeiteira de bolos artísticos. Ela dividia a sala com a dona-de-casa Salete Barbosa de Lima, que usa o espaço desde a inauguração, em meados de 2022. “Conheço todo mundo, até os cachorros que circulam por aqui”, brincou. Salete gosta tanto das atividades oferecidas, que já indicou o local para vários alunos. “Minha irmã, três sobrinhas e uma vizinha também treinam nessa academia porque eu incentivei”, disse orgulhosa.

A contadora Elaine Cristina Gelbecke é moradora recente do Boqueirão, mas já frequenta as aulas. “Estou gostando bastante. Treino quatro vezes por semana e também corro em volta do quartel. É ótimo pra desestressar do trabalho”, disse.

Um dos raros homens na sala de musculação, o guarda municipal aposentado Dirceu do Rocio Ribeiro também treina quatro vezes por semana. “Gosto disso e preciso”, explicou ele, que é cardiopata. “Também não fumo, não bebo, durmo e acordo cedo. Acho que ajuda bem”, completou.

Espaço dos experientes

A mais velha entre os alunos da Rua da Cidania do Boqueirão é a artesã Olga Rodrigues da Silva, que tem 91 anos. Ela também faz hidroginástica e, nesta quinta-feira (23/1),  participava do Aulão de Ginástica dos Idosos com outras 30 pessoas. 

“Hoje está mais vazio porque é período de férias. Chegamos a ter 150 pessoas fazendo aula ao mesmo tempo em dias normais”, comparou a professora de Educação Física do Núcleo Regional Boqueirão da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Roseli do Rocio Teixeira. Ela explicou que, quando o número de participantes do aulão é maior, a rede que separa as duas quadras é removida e toda a área se transforma em uma grande e animada sala de aula. A atividade é comandada por professoras que usam ritmos brasileiros para incentivar a prática esportiva. 

O professor aposentado Masanobu Yamamoto, conhecido entre os colegas pelo apelido de Pedro, por ter um nome de difícil pronúncia, terminou a atividade suando. “Cansa, mas é bom. Então, venho duas vezes por semana e isso me faz muito bem”, contou ele, que tem 86 anos. 

Serviço:

Como participar

Novos alunos devem procurar o portal Curitiba em Movimento a partir de 17/02, quando abrem as inscrições para 2025 em todas as práticas oferecidas pela Smelj.